“Qualquer ocasião pode ser celebrada com um Genial Picnic”

Entrevista

19-06-2023

# tags: Marcas , Gastronomia , Natureza , Eventos , Turismo , Empresas , Corporate

A Genial Picnic realiza piqueniques que permitem desfrutar da natureza e conhecer a gastronomia local, proporcionando uma experiência diferente, seja em eventos empresariais ou sociais.

“A Genial Picnic é resultado do empreendedorismo de dois nomes, desde há muito associados ao mundo da gastronomia e do turismo”, começa por explicar Teresa Santos, cofundadora do projeto. Teresa Santos trabalha há muitos anos na promoção da gastronomia como ativo qualificador para o destino Portugal; Fátima Moura é gastrónoma, escritora e investigadora da História da Alimentação. “Para as duas, as recordações de um piquenique a gozar de ar puro e da natureza são memórias que ainda hoje as acompanham com grande prazer.” E assim nasceu a Genial Picnic.

“Já nos conhecíamos há muitos anos, já tínhamos trabalhado juntas em eventos e noutras aventuras. A nossa ambição era permitir que as pessoas desfrutassem da nossa variada e deslumbrante natureza, ao mesmo tempo que experimentavam as gastronomias locais. A nossa ideia era transformar pratos ícones da cozinha regional em comida informal, que se podia comer fria e à mão”, adianta Teresa Santos.

“Descobrir coisas novas e as culturas locais”


A empresa surgiu em plena pandemia – aliás, nessa altura, a dupla empreendedora lançou duas marcas: a Genial Picnic e a Street Food Tour –, sendo a Genial Picnic “a primeira marca do mercado só para vender piqueniques locais”. No período pandémico, a natureza era uma espécie de refúgio e as atividades ao ar livre eram muito procuradas. Hoje em dia, “as pessoas continuam a valorizar muito as atividades ao ar livre, mas, se possível, querem algo mais associado a essa vivência, querem descobrir coisas novas e as culturas locais”, refere Teresa Santos, acrescentando que com a pandemia algumas mudanças vieram para ficar, como a “tendência de imersão na natureza e a preocupação com a sua sustentabilidade, e o consumo de produtos locais”.

Ajustando-se às diferentes regiões e concelhos, a aposta na gastronomia local justifica-se por ser “considerada essencial para o conhecimento da cultura e do estilo de vida de cada povo, interessando tanto ao turismo externo como interno”. De acordo com Teresa Santos, “os turistas procuram a gastronomia original da região, o local, aquilo que só ali faz sentido desfrutar, as histórias por trás de cada prato”. E um piquenique é “um dos veículos que pode transmitir essa cultura, sobretudo quando ligado ao turismo da natureza”. Assim, em cada piquenique, um prato icónico local é transformado num petisco frio para comer à mão.

“Pegamos, por exemplo, nas típicas migas de espargos do Alto Alentejo e demos-lhe a forma de pão. Este, mantendo todo o sabor característico das migas, é servido à laia de sanduíche recheada com a carne de porco que costuma servir de seu acompanhamento, em versão desfiada. A enriquecer o piquenique, servimos os enchidos e queijos de pequenos produtores locais, empadas e pastéis da região, e outras especialidades, como a doçaria típica.”

Piqueniques que representam a gastronomia regional


O Alto Alentejo foi a região escolhida para dar início ao projeto. Para que melhor os clientes possam usufruir da região, a Genial Picnic explorou o que é possível fazer nos diversos concelhos. A informação foi colocada no site da empresa, para que os clientes possam escolher os melhores espaços.

“Em seguida, vasculhámos a região à procura dos melhores produtos locais e introduzimo-los nas nossas ementas. Depois, procurámos os melhores cozinheiros e chefs para porem em prática os piqueniques que havíamos idealizado e fizemos parcerias com um restaurante de cada concelho, que escolhemos criteriosamente em função da qualidade”, conta Teresa Santos.

O arranque da empresa foi dado no Alto Alentejo, mas a ideia é “cobrir todo o mapa de Portugal, sob a forma de piqueniques que representem de forma saborosa a gastronomia regional. Para isso, vamos selecionando criteriosamente os restaurantes para serem parceiros na confeção e distribuição dos seus piqueniques. Um por concelho, escolhido sempre com o principal critério da qualidade dos produtos. Queijos, enchidos, pão são sempre locais”.

É possível fazer uma encomenda através do site da marca, com um mínimo de 48 horas de antecedência, sendo o levantamento do piquenique feito no restaurante parceiro. Para além da venda através do site, a empresa faz também “eventos empresariais e sociais com piqueniques”, uma vez que “qualquer ocasião pode ser celebrada com um Genial Picnic”.

“Estamos a ir ao encontro do público com consciência verde”


Os piqueniques para grandes grupos são a área com mais peso na empresa, representando cerca de 70% do negócio. “Cada vez mais, são as grandes empresas, portuguesas e estrangeiras, que nos procuram e pedem piqueniques customizados para os seus eventos de team building ou até mesmo sessões de trabalho. Nós sugerimos o menu e tratamos de toda a decoração do espaço”, revela Teresa Santos.

A sustentabilidade é uma preocupação e são cada vez mais os que, hoje, “procuram um turismo mais verde e sustentável, os que querem usufruir de experiências com consciência limpa”. Operando na natureza, a Genial Picnic pretende atuar de forma verde. Assim, “para transportar os nossos fartos piqueniques, fugimos do banal cesto e oferecemo-lo numa mochila em papel craft que pode ser reutilizada”.

Desta forma, “podemos levar o Genial Picnic às costas, sem tolher os nossos movimentos e deixando-nos mais libertos para usufruir da natureza a pé ou de bicicleta, aproveitando inúmeros percursos de imersão total na natureza, que levam a lugares únicos e inimagináveis. Como queremos manter intacto todo o nosso património natural e ambiental, fazemos a nossa parte e só usamos produtos ecológicos nas nossas embalagens, aconselhando aos utilizadores que os reciclem. Estamos a ir ao encontro do público com consciência verde, porque esse é nosso futuro”, conclui Teresa Santos.

© Maria João Leite Redação