The Chapel: espaço para eventos com “história, exclusividade e imponência”
19-11-2025
# tags: Venues , Eventos , Eventos corporativos , Convento do Beato
A The Chapel by Convento do Beato é um novo espaço para eventos em Lisboa, que resulta da reabilitação da antiga igreja do convento.
“História, exclusividade e imponência”. Estas foram as três palavras escolhidas por Catarina Quina Barros, diretora do Convento do Beato, para descrever a The Chapel. O novo espaço “surge como uma submarca do Convento do Beato, complementando-o com uma oferta mais versátil e exclusiva para conferências, reuniões, ativações de marca, almoços corporativos, entre outros”.
A The Chapel, que está orientada para formatos diurnos, resulta da reabilitação da antiga igreja do Convento do Beato e tem uma capacidade para até 500 pessoas. Assinado pelo atelier de arquitetura Risco e fruto de um investimento de seis milhões de euros, o novo espaço “preserva a identidade arquitetónica original e introduz novas funcionalidades técnicas e estruturais”.
“Estando integrada no Beato Quarter, um projeto de regeneração urbana promovido pela Larfa Properties que abrange dez edifícios históricos, representa a dimensão cultural e criativa deste conjunto, aliando património, design e inovação num novo polo de dinamização económica e social em Lisboa”, complementa Catarina Quina Barros.
Arquitetura patrimonial com design contemporâneo
De acordo com a diretora do Convento do Beato, a The Chapel conta uma área total de cerca de 1.400 metros quadrados, distribuída por dois pisos e um pequeno terraço. No piso 0, encontra-se uma sala principal de cerca de mil metros quadrados, dois espaços adaptados a zona de copa e um pequeno pátio com 65 metros quadrados, enquanto o piso 1 tem uma sala com cerca de 400 metros quadrados.
“Além do valor histórico de nascer da antiga igreja do Convento do Beato, a The Chapel distingue-se pela forma como combina arquitetura patrimonial com design contemporâneo, criando um ambiente exclusivo que respeita a memória do edifício e responde às exigências atuais dos eventos corporativos e culturais.”
Catarina Quina Barros destaca “a imponência do espaço” logo à entrada, onde não passa indiferente o “magnífico teto do piso superior, elemento central que confere carácter, elegância e uma atmosfera distinta a qualquer evento”.
Situadas no piso inferior, dez Little Chapels, cinco capelinhas de cada lado, permitem desenhar experiências diferenciadas e assumir diferentes dinâmicas, “desde pequenas salas de breakout a ativações de marca, oferecendo soluções flexíveis e criativas”.
“A amplitude das duas salas, o pé-direito elevado e o formato longitudinal possibilitam múltiplas configurações, de almoços com mesas corridas a plateias extensas, sempre com um equilíbrio entre sofisticação e funcionalidade”, adianta a responsável.
Espaço direcionado para eventos corporativos diurnos
A abertura da The Chapel vai reforçar a oferta do Convento do Beato. “Enquanto o convento continua a acolher grandes produções e eventos noturnos, a The Chapel foi pensada para responder à procura crescente por venues exclusivos, de menor dimensão e com uma identidade própria”, refere Catarina Quina Barros.
A The Chapel está direcionada para eventos corporativos e “distingue-se pela capacidade de proporcionar experiências personalizadas”. Desta forma, cobre “diferentes necessidades e perfis de evento sem que estes se sobreponham”, além de contribuir “para atrair novos segmentos de mercado que procuram ambientes históricos, mas flexíveis, ajudando a consolidar Lisboa no circuito internacional de eventos e reforçando a posição da cidade como destino de referência para eventos boutique e turismo de negócios”.Parte superior do formulário
O facto de o novo espaço estar vocacionado para eventos diurnos vai permitir que a The Chapel e o Convento do Beato “coexistam de forma complementar, com propostas distintas e direcionadas a públicos diferentes. Assim, a The Chapel pretende posicionar-se como um venue premium, reforçando a versatilidade e o alcance do Convento do Beato no mercado de eventos”, explica.
Inauguração em 2026
A inauguração da The Chapel está prevista para 2026, altura em que vai estar totalmente disponível para eventos. Mas, no final de outubro, estreou-se com a noite de abertura do Tribeca Festival Lisboa 2025. Uma estreia antecipada que Catarina Quina Barros considera ser um bom ponto de partida para criar mais expectativa em torno do espaço.
“A estreia da The Chapel no contexto do Tribeca Festival Lisboa é uma oportunidade única para posicionar o espaço no panorama internacional dos venues culturais e corporativos. Ao associar-se a um evento de projeção mundial, a The Chapel sublinha o seu potencial enquanto palco de experiências diferenciadas. Esta estreia gera curiosidade, dá visibilidade ao trabalho de reabilitação realizado e contribui para criar uma narrativa aspiracional em torno do espaço, antes mesmo da sua inauguração oficial”, remata.
© Maria João Leite Redação
Jornalista


