A hora das cidades de tamanho médio

27-04-2018

Estudo da Skift e da IMEX mostra que as cidades de média dimensão estão a fazer caminho no sector da Meetings Industry.

Há vários factores a contribuírem para que as cidades de menor dimensão ocupem um lugar de maior relevo no panorama do sector da Meetings Industry (MI). Um deles é o preço. Estas cidades de média dimensão são mais baratas, mas também conseguem providenciar experiências mais inovadoras, é mais fácil envolver os líderes locais, e normalmente os fornecedores esforçam‑se ainda mais para que tudo corra bem. Por outro lado, as grandes metrópoles estão com ocupações muito altas e com os preços bastante altos. E o preço/valor é fundamental. Milton Rivera, da American Express Meetings & Events, citado neste estudo da Skift e IMEX, reconhece que as empresas e os detentores dos eventos, põem ênfase no valor e perguntam: “O que é que eu posso obter por este preço?” Esses potenciais bons negócios ajudam a mitigar factores como distância, mais dificuldades em termos de acessos. Embora, claro, o acesso seja uma preocupação dos organizadores

Os convention bureaux destas cidades são hoje mais activos, criam mais redes com os decisores, com a comunidade académica, com o poder local, com os clusters económicos, com as indústrias criativas, e atraem, por essa via, mais eventos, e de segmentos mais diversificados para as suas regiões. As cidades investiram também muito nas infra‑estruturas e nas condições para os receber.

Os organizadores de eventos põem o foco na criatividade e nas experiências nos destinos, quando decidem a próxima localização de um congresso ou incentivo. O carisma das cidades, a vibe de inovação e tecnologia, o ambiente cool, é um factor de atracção para os novos delegados e participantes nos eventos. Por outro lado, quem nunca foi a Londres, Paris, Lisboa? O apetite por conhecer outros destinos está muito presente nos delegados. E, hoje em dia, os novos formatos de reuniões permitem mais tempo livre aos participantes. Estar numa cidade autêntica, criativa, inspiradora, com uma oferta de animação, é um drive importante.

Uma panóplia de destinos, entre os principais e que vão estar em alta sempre, e os médios, trazem aos organizadores de eventos uma variedade de escolha ímpar.