Altice Arena recebe o Planetiers World Gathering em 2020

19-09-2019

O Planetiers World Gathering promete ser um ponto de viragem na forma de encarar a sustentabilidade.

Foi apresentado na Altice Arena o Planetiers World Gatheting (PWG), um evento de inovação sustentável, que este espaço vai receber entre os dias 23 e 25 de abril de 2020, ano em que Lisboa é Capital Verde Europeia. O evento de apresentação, que decorreu a 18 de Setembro, contou com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Daymond Jonh, investidor e estrela do programa norte-americano ‘Shark Thank’, Joel Sartore, fotográfo internacional e fundador do projeto da National Geographic Photo Ark, Mohan Munashinge, Prémio Nobel da Paz em 2007, Gina McCarthy, antiga administradora da Agência de Proteção Ambiental norte-americana, Mike Berners-Lee, autor do bestselling ‘There is No Planet B’ são alguns dos nomes já confirmados que vão estar no evento.

“O Planetiers World Gathering tem tudo para ser o momento de viragem, das mentalidades, das empresas, dos Estados e dos cidadãos no que diz respeito à sustentabilidade”, referiu Jorge Vinha da Silva, CEO da Arena Atlântico, empresa proprietária da Altice Arena, na abertura da cerimónia. O PWG é um evento “centrado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável subscritos por mais de 190 países”, adiantou, sublinhando a ideia de que este não é um evento apenas centrado nas alterações climáticas e reforçando que a sustentabilidade é um termo transversal às mais variadas áreas, da educação à saúde.

event point turismo de negócios meetings industry

O PWG é um encontro mundial de cidadãos, entidades, cidades e oradores que se comprometem em fazer história e mudar o rumo da narrativa atual. Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, afirma que “o turismo tem de ser um instrumento que apoia, ajuda e dá voz a quem sonha” e o PWG surge nesse mesmo sentido – um conjunto de entidades, a Altice Arena, a Douro Generation e a Planetiers, que nunca deixaram de sonhar, de quebrar barreiras, de ultrapassar obstáculos e de desafiar utopias em prol daquilo que entendiam ser prioritário: mudar comportamentos, criar novos hábitos e tornar o mundo num lugar melhor”.

No Planetiers World Gathering estarão três palcos, pensados para diferentes públicos, uma área dedicada aos empreendedores e às startups e uma outra destinada a dar palco e voz às cidades e aos municípios, permitindo-lhes mostrar de que forma estão a contribuir para a sustentabilidade do seu território. O Planetiers Market também está na agenda do evento, uma área que quer ser uma espécie de montra de produtos, serviços e soluções sustentáveis que já existem no mercado.

Para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal a importância do Planetiers World Gathering é inequívoca. “Portugal é um dos 10 países que mais eventos recebe no mundo. Mas o PWG ajuda a promover Portugal de uma maneira diferente – monstrando que nós nos preocupamos com as pessoas, com o seu futuro” , afirmou.