Altice Forum Braga: olhos postos no futuro
12-09-2018
O Presidente da República inaugurou ontem, 11 de Setembro, o Altice Forum Braga, estrutura que resulta da requalificação do antigo Parque de Exposições e que está agora no radar dos grandes eventos. “Este é um passo significativo a nível nacional e internacional que mostra bem o papel liderante que o Município de Braga assume actualmente”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa, elogiando a sua “capacidade de concretizar um projecto único que se revela um começo permanente na construção do futuro e de um país melhor”.
O governante destacou o dinamismo, a criatividade, o empreendedorismo da cidade, bem como o seu crescimento económico, a criação de emprego e a capacidade de atrair grandes empresas. “Este Forum é um começo, não um fim de caminho. É um equipamento que tem de responder às expectativas que suscita em qualidade cultural, em actividade económica, em adesão social, servindo não apenas os bracarenses, mas todo o país e aberto à Europa e ao mundo, contribuindo ainda mais para uma maior homogeneidade social.”
Marcelo Rebelo de Sousa alertou ainda que os grandes desígnios de Braga devem continuar a ser a juventude, o dinamismo demográfico e a aposta no futuro. “Estes são os grandes desafios para Braga, mas também para Portugal que tem de manter a ambição no crescimento, emprego, exportações, investimento, redução da dívida, combates às indiferenças e injustiças sociais.”
Também com os olhos postos no futuro, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que este é um espaço que “marca o presente e o futuro de Braga”, que pertence aos bracarenses e a todos os que vão usufruir das suas valências. “É um espaço que todos os bracarenses ansiavam ver reinventado e requalificado, que permitisse fazer possível o impossível e concretizar aquilo que até há bem pouco tempo parecia inimaginável que pudesse acontecer na cidade de Braga.” Ricardo Rio acredita que o Altice Forum Braga vai passar a ser “o espaço natural para acolher múltiplos eventos desportivos, sociais, científicos, económicos, culturais que serão o ponto de encontro da cidade de Braga”.
Por seu lado, o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, frisou que o espaço permite também reforçar a aposta no turismo de negócio, “um sector estratégico deste projecto, que passa por fomentar este tipo de turismo, com a realização de congressos, certames, reuniões e várias actividades de empresas, como os corporate dinners, que trazem a Braga visitantes para eventos e que aproveitam para conhecer a cidade”.
Depois do processo de reconstrução do antigo Parque de Exposições de Braga, que custou mais de nove milhões de euros, o espaço abriu portas a 29 de Abril deste ano, tendo recebido já mais de 40 eventos e acolhendo mais de 100 mil visitantes. Foi ontem inaugurado oficialmente como Altice Forum Braga – assim designado desde 10 de Setembro, depois da assinatura de um acordo de ‘naming rights’, entre a InvestBraga e a Altice Portugal, numa parceria de três anos, na qual a operadora investe um milhão de euros em tecnologia/bilhética e comunicação nos canais próprios de Marketing. O equipamento tem o maior auditório da região Norte, com 1.454 lugares, e a segunda maior sala de espectáculos do país, depois do Altice Arena, com capacidade para acolher 12 mil espectadores.
O dia da inauguração oficial terminou com um concerto da banda norte-americana Thirty Seconds To Mars. Outros eventos de grande dimensão estão já confirmados, entre os quais o Congresso da Ordem dos Psicólogos, o INL Summit, os concertos de Postmodern Jukebox e do Harlem Gospel Choir e o Dance World Cup.