Aporfest pede soluções para festivais, eventos e cultura

17-11-2020

Associação de Festivais diz que já há adiamentos de festivais para 2022.

A Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest) avisa que há festivais a serem adiados para 2022 e pede que olhe “com estratégia” para o setor dos festivais, eventos e cultura. Numa newsletter enviada, a associação admite que “surgem as primeiras notícias de cancelamentos ou adiamentos de festivais para 2022, como o caso do SWR Barroselas Metalfest, que não teve edição de 2020, não vai ter em 2021 e só regressará em 2022. É tempo de finalmente o setor dos festivais, eventos e cultura ser olhado com estratégia pela tutela e que se impeça que todo o setor e os seus profissionais deixem de existir e deixem de criar aquilo que todos necessitamos, muito mais em tempos de confinamento - Cultura e Entretenimento"”.

Segundo a associação, os mais de 300 festivais anuais trazem riqueza a Portugal e são essenciais para os municípios porque fomentam o turismo e restauração. “Os festivais sejam eles de pequena ou grande dimensão, em formato ao ar livre ou indoor, mexem com todas as classes etárias e sociais, sendo um importante fator de socialização, que deixando de existir deita a perder uma geração e a sua maturidade assim como a sua Saúde Mental”, refere a Aporfest.

A associação diz, no entanto, que a situação “está no limite” e pergunta “até quando os profissionais deste setor terão de continua a sacrificar-se sem qualquer luz ao fundo do túnel”. E por isso apela a medidas, “não podemos ser os parentes pobres de um orçamento”.