Austrália: “A confiança nos eventos de negócios e nas viagens está a regressar”

31-03-2021

Entrevista a Penny Lion, Executive General Manager Events do Turismo da Austrália.

A Austrália foi rápida na resposta à pandemia por Covid-19 e a forma “relativamente bem-sucedida” como tem lidado com a situação permitiu que muitas empresas reabrissem e se expandissem. Além disso, e de acordo com um estudo do Turismo da Austrália, a confiança dos decisores corporativos nos eventos e nas viagens está a aumentar, como contou Penny Lion, Executive General Manager Events do Tourism Australia.

Em entrevista à Event Point, a responsável descreveu o atual momento do setor dos eventos de negócios e falou da importância dos eventos digitais no auge da pandemia, apesar da ansiedade do regresso aos eventos presenciais. Referiu ainda que a reabertura aos eventos MICE internacionais está dependente das restrições que existem relativamente à fronteira do país. O ano tem sido difícil para o setor, considera, mas há esperança.

 

Pode dar-nos uma visão geral sobre a forma como a Austrália lidou com a pandemia?

O Governo australiano foi rápido na resposta ao surto de Covid-19, anunciando um plano de emergência a 27 de fevereiro de 2020. À medida que o Governo continuou a implementar medidas de recuperação mediante o desenrolar da pandemia, o foco manteve-se no fortalecimento e no estímulo aos sistemas de cuidados de saúde da Austrália, ao mesmo tempo que mitigava o mais possível as consequências económicas. Desde o início da pandemia, várias restrições foram implementadas em alturas diferentes para abrandar a propagação da Covid-19 na Austrália, incluindo o encerramento da fronteira internacional do país a todos os não-cidadãos e não-residentes desde 20 de março de 2020. Todas estas medidas contribuíram para a incidência relativamente baixa da Covid-19 na Austrália, com a maioria dos casos a serem adquiridos no exterior e contidos nos sistemas de quarentena em hotéis do Estado. A forma relativamente bem-sucedida como a Austrália lidou com o vírus permitiu que muitas empresas reabrissem e se expandissem, à medida que os eventos de negócios presenciais também recomeçaram.

 

eventpoint eventos events entrevistas turismo australia tourism interviews covid19

Smart Badge | @Canberra Convention Bureau

 

Como pode descrever a atual situação do setor dos eventos de negócios na Austrália?

Tem sido um ano difícil para o setor dos eventos de negócios, mas a indústria, como um todo, manteve-se positiva. A inovação em eventos, durante a pandemia, incluiu a empresa australiana Harry The Hirer que criou o Smart Badge, um dispositivo que rastreia o distanciamento social e o contacto e que também pode ser utilizado para monitorizar a capacidade de uma sala. De acordo com uma pesquisa em curso, conduzida pelo Turismo da Austrália durante a pandemia, medindo as atitudes relativas ao reinício dos eventos por parte dos decisores corporativos australianos, a confiança nos eventos de negócios e nas viagens está a regressar. Na última vaga da pesquisa, concluída no final de fevereiro e início de março de 2021, 66% dos decisores afirmaram que estão a planear eventos nos próximos 6 a 12 meses, mais 2% do que em dezembro e mais 18% do que na primeira vaga da pesquisa, que ficou concluída em agosto de 2020. Sessenta e um por cento dos inquiridos responderam sentir-se confortáveis para eles e os seus funcionários viajarem em negócios na Austrália agora, mais 3% desde dezembro de 2020. Num reflexo desta mudança de sentimento, os eventos de negócios presenciais estão a ser retomados em todo o país. Alguns Estados têm realizado eventos de larga escala desde os finais de 2020, com Perth, na Austrália Ocidental, a receber um evento para 900 pessoas em outubro e Brisbane a acolher quase 1.900 no mesmo mês. O Turismo da Austrália realizou recente a sua conferência anual Destination Australia, em Sidney, que registou um recorde de participação presencial de 450 convidados com pessoas a viajar de todo o país. Apesar da participação virtual ser uma opção, mais pessoas optaram por participar presencialmente, destacando a vontade de regressar aos eventos cara-a-cara.

Quais são as regras para organizar eventos? Há limitação de pessoas? As máscaras ou os testes são obrigatórios?

Cada Estado e território da Austrália tem as suas próprias regras e orientações para o que é possível nos eventos. De uma forma generalizada, é encorajado o distanciamento social, mas atualmente os participantes não precisam de usar máscaras se seguirem as diretrizes. Muitos Estados estabelecem limites de ajuntamento baseados no espaço disponível do venue, para que cada participante tenha espaço suficiente para manter a distância física apropriada dos outros. É possível consultar as atuais restrições para os eventos de negócios em cada Estado no site do Business Events Australia, que são atualizadas com frequência.

 

eventpoint eventos events entrevistas turismo australia tourism interviews covid19

Destination Australia 2021 | @Tourism Australia

 

Qual o comportamento os participantes? Acreditam que os eventos são seguros?

O feedback dos participantes é que eles estão felizes por se poderem encontrar presencialmente novamente. Os comentários dos participantes na conferência Destination Australia do Turismo da Austrália, que contou com 450 pessoas, geraram uma forte resposta positiva, reconhecendo o valor de um encontro presencial comparado com os realizados em ambiente virtual.

Quando esperam reabrir para eventos MICE internacionais?

Reabrir para eventos de negócios internacionais vai depender das restrições da fronteira internacional da Austrália. Enquanto não há uma data estabelecida para o levantamento das atuais restrições, a organização de eventos de negócios no mercado interno está a fortalecer a cadeia de fornecedores da indústria e as medidas para eventos ‘COVIDSafe’ na preparação para o regresso dos eventos internacionais.

Qual foi a evolução dos eventos digitais durante a pandemia?

Houve uma grande aceitação dos eventos digitais durante o auge da pandemia na Austrália, com muitos venues e fornecedores da indústria a criar estúdios para facilitar os eventos virtuais. De acordo com a pesquisa do Turismo da Austrália dedicada aos eventos de negócios, 60% dos eventos realizados nos últimos dez, onze meses foram virtuais ou híbridos. O estudo indica ainda que, daqui para a frente, as pessoas preferem os eventos presenciais, com 61% dos decisores que estão a planear eventos para os próximos 12 a 18 meses ou antes a pretender realizar os seus eventos de forma totalmente presencial, com 16% a planear eventos híbridos e apenas 23% a planear eventos totalmente virtuais.

 

eventpoint eventos events entrevistas turismo australia tourism interviews covid19

Great Barrier Reef | @Salty Wings

 

Considera que o facto de a Austrália ser um caso de sucesso a lidar com a pandemia pode ser decisivo na captação de eventos de negócios internacionais no futuro?

O feedback que estamos a receber dos clientes dos nossos principais mercados de eventos de negócios internacionais é que a Austrália é vista como tendo lidado bem com a pandemia e o sentimento em relação ao país é positivo. Ambos os indicadores colocam a Austrália numa boa posição como destino atraente para os eventos de negócios assim que a nossa fronteira internacional reabrir.

 

Cláudia Coutinho de Sousa e Maria João leite

Fotografia de abertura: Perth | @Tourism Australia