Braga posiciona‑se para ser referência no turismo de negócios

16-10-2018

Portugal foi eleito recentemente, e pela segunda vez consecutiva, como o melhor destino europeu pelos World Travel Awards.

Uma distinção que comprova que o mundo está a “descobrir” Portugal. Cabe agora ao Governo, ao poder local, às entidades sectoriais e aos empresários do sector conseguir capitalizar o interesse crescente dos turistas estrangeiros pelo nosso país e garantir que este interesse não é apenas uma tendência efémera ou passageira, mas antes uma aposta firme e para ficar.

Uma das formas para consolidar esta vaga de turismo passa pela aposta em determinados nichos, como é o caso do turismo de negócios. E é exactamente sobre este tema que gostaria de deixar uma reflexão, dando como exemplo o trabalho que estamos a realizar em Braga, com a recente abertura do Altice Forum Braga. Investimos mais de 9 milhões de euros para criar esta infra‑estrutura polivalente, composta por um centro de congressos (com o maior auditório do norte do país e diversos espaços complementares); um pavilhão multiusos (com a segunda maior sala de espectáculos do país) e uma extensa zona exterior, com 650 lugares de estacionamento no centro da cidade de Braga, pronta para acolher feiras e concertos para até 20 mil pessoas.

A nossa estratégia passa por posicionar Braga como uma cidade de referência no turismo de negócios em Portugal, a partir do Norte de Portugal e da Galiza, aliando as vantagens competitivas da região (excelentes acessibilidades, património histórico milenar, boa capacidade hoteleira e uma oferta cultural diversificada) a uma infra‑estrutura moderna e de última geração, com capacidade para acolher todo o tipo de eventos, incluindo corporativos e culturais, das 20 até às 20 mil pessoas.

Estamos convictos de que o turismo de negócios poderá ser um dos pilares de desenvolvimento da região de Braga, dado que reunimos todas as condições para trazer para Braga eventos nacionais e internacionais de grandes dimensões. Exemplo disso mesmo é o facto de Braga e o Altice Forum Braga terem sido escolhidos para receber a Dance World Cup em 2019. Este evento vai trazer 6.500 jovens de 48 nacionalidades diferentes ao Forum Braga, durante 10 dias, e oferecer uma projecção mundial a Braga e a Portugal.

Mas os exemplos continuam. No mês de Setembro, o Altice Forum Braga acolhe o 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, o 20º Congresso Português de Endocrinologia e um concerto com a banda norte‑americana Thirty Seconds To Mars, por ocasião da inauguração oficial do Forum. Já em Outubro vamos receber a Convenção da Natação e, em Novembro, o Congresso de Medicina Desportiva será também realizado no Altice Forum Braga. Entre os eventos já realizados destacam‑se o Greenfest, o maior evento de sustentabilidade do país, o festival Groove Braga, a reunião comercial da região norte da empresa Fidelidade ou o programa Os Nossos Campeões: Norte Summit, da SIC Notícias e do Novo Banco. Foram mais de 40 eventos nos três primeiros meses de actividade, também com muito teatro e eventos musicais e infantis.

A elevada taxa de ocupação para 2018 e 2019 é para nós um barómetro de que estamos no bom caminho para colocar Braga no radar dos principais destinos para o turismo de negócios. Este posicionamento ajudará a promover o desenvolvimento económico da região, gerando emprego e contribuindo para que Braga seja uma cidade cada vez mais cosmopolita e moderna, sem nunca esquecer o orgulho pela sua herança histórica.

Estamos a fazer o nosso trabalho. É, agora, importante que as entidades responsáveis por esta área em Portugal percebam a nossa estratégia e a oportunidade, e apoiem a captação de eventos nacionais e internacionais para Braga e para outras cidades que não apenas Lisboa, Porto ou Algarve. Braga quer afirmar‑se como um dos polos do país para receber e realizar eventos de grande envergadura. Desafiamos o Turismo de Portugal, o Turismo do Porto e Norte e os restantes agentes a apostar em Braga.

Os dados da International Congress and Convention Association (ICCA) de 2017 mostram que Portugal ocupa o 11º lugar a nível mundial na lista dos destinos mais procurados para a realização de congressos, conferências e eventos internacionais. Acredito que Portugal – tendo em conta as múltiplas vantagens e mais‑valias que o país apresenta – possa, no futuro, ascender ainda mais alto neste ranking. Da nossa parte, espero que o trabalho que estamos a desenvolver em Braga contribua para que Portugal possa tornar‑se como uma das principais referências mundiais no turismo de negócios.

Carlos Oliveira, presidente da Invest Braga