Cancelada a Queima das Fitas do Porto

18-03-2020

A Queima das Fitas do Porto foi cancelada devido ao agravamento da pandemia.

A Queima das Fitas do Porto, que ia decorrer de 3 a 9 de maio, foi cancelada. A direção da Federação Académica do Porto (FAP), com o apoio das suas Associações de Estudantes, decidiu cancelar o evento, devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.

“Mais do que a tristeza que esta decisão possa deixar em cada um de nós, que respiramos a Academia do Porto, que temos carinho pelas nossas gentes e pelas nossas tradições, devemos ficar com o sentimento de dever cumprido: o dever de sermos um exemplo, de sermos cuidadores de nós e dos outros e de sermos jovens sem medo de fazer o certo mesmo quando é o mais difícil. Esta decisão é o mote para dizermos presente quando mais precisam de nós”, refere a FAP, em comunicado assinado pelo presidente da federação, Marcos Alves Teixeira.

A decisão foi tomada, “depois de esgotados todos os cenários de alternativa” e após ponderação conjunta. “Num cenário de incerteza de quando poderá ser retomada a atividade letiva, de quais serão os novos calendários académicos, de quando será contida a pandemia, a Direção da FAP, pela postura responsável que nos é exigida e por nós assumida, tem que construir soluções e tomar decisões com base na certeza. Só desta forma podemos dar garantias aos quase 70.000 estudantes que são representados por nós”, lê-se no comunicado, que acrescenta que “a organização da Queima das Fitas do Porto decorreu sempre dentro da normalidade, mas sempre acompanhada por uma avaliação de risco”, logístico e social.

“Com o agravamento da pandemia, agravou-se o cenário de preocupação social e todas as medidas anunciadas pelo Governo vão ao encontro de uma postura de isolamento social, evitando aglomerados de pessoas. Agravou-se o grau de incerteza para cenários alternativos, por via de falta de hipóteses significativas para novos calendários académicos. Esgotou-se, por isto, o tempo para adiar a tomada de decisão.”

A Associação Académica de Coimbra decidiu, com o Conselho de Veteranos, adiar para outubro a Queima das Fitas. Inicialmente agendada para entre os dias 11 e 15 de maio, a festa dos estudantes passa a ter nova data, devido à pandemia. O evento não será cancelado, apenas adiado, e a Associação Académica de Coimbra garante um regresso em grande.

Não se sabe ainda se haverá adiamento ou cancelamento da Queima das Fitas de Lisboa e do Enterro da Gata (Universidade do Minho), eventos previstos para entre os dias 15 e 18 de maio e para entre 8 e 15 de maio, respetivamente.

 

Todas as notícias relacionadas com a Covid-19 podem ser encontradas aqui: http://www.eventpointinternational.com/pt/tags/Covid-19