Como tornar os voos de longa distância menos incómodos

12-12-2016

Aqui ficam algumas dicas para tornar o voo mais aprazível, aproveitando para descansar, para ler ou até para ver filmes de forma mais confortável.

Os voos de longa distância podem tornar-se bastante incómodos, tendo em conta que são muitas horas em altitude e quase sempre na mesma posição. Aqui ficam algumas dicas – reunidas de alguns sites de viagens – para tornar o voo mais aprazível, aproveitando para descansar, para ler ou até para ver filmes de forma mais confortável.

- Para evitar dores ou inchaços nas pernas, o ideal é levantar-se e caminhar pelo avião, sempre que possível, realizando alguns movimentos com as pernas e os pés.

- Durante o voo, o consumo de hidratos de carbono leves podem ajudar a minimizar os efeitos do ‘jet lag’. No entanto, evite comer demasiado.

- Para manter a hidratação, beba água e sumos de frutas. Evite bebidas com cafeína e, se for o caso, não exagere nas bebidas alcoólicas.

- Para evitar náuseas ou enjoos, evite ingerir muitos líquidos, gorduras ou comida condimentada.

- Se ficar com os ouvidos tapados, mastigue uma pastilha elástica, simule bocejos, abra e feche a boca ou aperte o nariz e sopre.

- Para não ouvir os ruídos do avião, coloque os auriculares e ouça música ou veja um filme à sua escolha. Se a intenção for dormir, coloque tampões nos ouvidos ou opte por uma selecção de músicas calmas que costuma estar disponível no avião.

- Se a viagem for durante a noite e estiver a contar dormir durante o voo, tente ficar sentado junto à janela, porque o lugar oferece mais opções para encostar a cabeça e evita que seja acordado por um passageiro do lado que pretenda levantar-se.

- Vista roupa confortável, que não seja apertada, e de preferência em “camadas” para que possa vestir-se ou despir-se conforme a temperatura a bordo.

- Leve alguns acessórios que podem ajudar a tornar a viagem mais confortável (embora alguns artigos sejam disponibilizados pelas companhias aéreas, dependendo da duração e horário do voo): almofada para o pescoço, máscara para os olhos, tampões para os ouvidos, creme hidratante e protector labial para hidratação da pele e lábios, e pasta e escova de dentes.

- Se dormir não for uma opção, aproveite o tempo para ver um filme ou uma série, leia um livro ou uma revista, ou desfrute de um jogo. Se estiver junto à janela, pode sempre acompanhar o percurso do avião e, se for possível, tirar fotografias.

- Para ajudar a evitar o ‘jet lag’, tente adaptar-se (de preferência dias antes) ao horário do destino. Faça os cálculos para dormir, acordar e comer, de forma a ajustar-se às horas.

- No caso de sofrer de algum problema de saúde, é aconselhável consultar o seu médico antes de viajar.