Congresso da ADHP debateu os desafios do sector em Viseu

17-04-2019

O XV Congresso Nacional da Associação de Directores de Hotéis decorreu de 11 a 13 de Abril.

Sob o tema “Património e Qualificação: Dois vectores da rentabilidade hoteleira”, o XV Congresso Nacional da ADHP – Associação de Directores de Hotéis de Portugal, que decorreu de 11 a 13 de Abril, no Montebelo Viseu Congress Hotel, debateu os desafios do sector a curto, médio e longo prazo. Durante o congresso foram ainda entregues os Xénios 2019, os Prémios Excelência na Hotelaria.

De acordo com a ADHP, na abertura do congresso, Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da direcção da associação, sublinhou que “a falta de regularização no meio e a falta de mão de obra são temas importantes” que é necessário discutir e lembrou que é preciso investir nos politécnicos. “Os cursos de gestão de hotelaria e turismo precisam de menos professores doutorados e de mais professores especializados, que lhes ofereçam o contacto com o mercado de trabalho.”

O tema principal do primeiro dia foram as assimetrias regionais no turismo e foram analisados os novos desafios do sector. Para António Marques Vidal, presidente da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, “os eventos e a animação turística motivam o cliente”, sendo “a base do prolongamento de estadias”. De acordo com Artur Sá, presidente da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, “a riqueza e o património cultural de cada região é também uma boa forma de combater este desequilíbrio entre o litoral e o interior”.

“O Turismo para Todos” foi um dos temas do segundo dia. Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal defendeu que é importante que o turismo seja acessível e inclusivo a todos, desde as estruturas físicas à informação online. Também se falou das TI (Tecnologias de Informação). Marco Correira, representante europeu da HTNG (Hospitality Technology Next Generation), explicou que a associação tem “a facilidade de promover a adopção de standards e melhores práticas para ajudar os hotéis, através das TI”. Defendeu o investimento nas TI na hotelaria: em self-service check-in, numa aplicação móvel para a chave do quarto ou a melhoria da rede de wi-fi, exemplificou.

 

eventpoint revista magazine hotelaria hoteis hotels congresso congress associacao

 

No decorrer do congresso, foram também entregies os Xénios 2019, os Prémios Excelência na Hotelaria, que reconhece profissionais do sector que se tenham destacado.

 

Vencedores dos Xénios 2019

Director de Hotel: Marcos Sousa (Nau Salgados Palace)

Director de Alojamento: Lídia Carvalho (Grupo Visabeira)

Director de F&B: David Madeira (Hotel Quinta do Lago)

Director Comercial, Marketing & Vendas: Amável Guerreiro (Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa)

Jovem Director de Hotel: Patricia Purshotam (Hotel SANA Executive)

Melhor Gestor do Potencial Humano: Miguel Luís (Hotel Ritz Four Season Lisboa)

Empresa de Outsourcing/Parceiro de Negócios: Delta Cafés

Prémio Carreira: António Muchaxo, fundador do Estalagem Muchaxo Hotel.