Congresso da ADHP debateu os desafios do sector em Viseu
17-04-2019
Sob o tema “Património e Qualificação: Dois vectores da rentabilidade hoteleira”, o XV Congresso Nacional da ADHP – Associação de Directores de Hotéis de Portugal, que decorreu de 11 a 13 de Abril, no Montebelo Viseu Congress Hotel, debateu os desafios do sector a curto, médio e longo prazo. Durante o congresso foram ainda entregues os Xénios 2019, os Prémios Excelência na Hotelaria.
De acordo com a ADHP, na abertura do congresso, Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da direcção da associação, sublinhou que “a falta de regularização no meio e a falta de mão de obra são temas importantes” que é necessário discutir e lembrou que é preciso investir nos politécnicos. “Os cursos de gestão de hotelaria e turismo precisam de menos professores doutorados e de mais professores especializados, que lhes ofereçam o contacto com o mercado de trabalho.”
O tema principal do primeiro dia foram as assimetrias regionais no turismo e foram analisados os novos desafios do sector. Para António Marques Vidal, presidente da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, “os eventos e a animação turística motivam o cliente”, sendo “a base do prolongamento de estadias”. De acordo com Artur Sá, presidente da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, “a riqueza e o património cultural de cada região é também uma boa forma de combater este desequilíbrio entre o litoral e o interior”.
“O Turismo para Todos” foi um dos temas do segundo dia. Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal defendeu que é importante que o turismo seja acessível e inclusivo a todos, desde as estruturas físicas à informação online. Também se falou das TI (Tecnologias de Informação). Marco Correira, representante europeu da HTNG (Hospitality Technology Next Generation), explicou que a associação tem “a facilidade de promover a adopção de standards e melhores práticas para ajudar os hotéis, através das TI”. Defendeu o investimento nas TI na hotelaria: em self-service check-in, numa aplicação móvel para a chave do quarto ou a melhoria da rede de wi-fi, exemplificou.
No decorrer do congresso, foram também entregies os Xénios 2019, os Prémios Excelência na Hotelaria, que reconhece profissionais do sector que se tenham destacado.
Vencedores dos Xénios 2019
Director de Hotel: Marcos Sousa (Nau Salgados Palace)
Director de Alojamento: Lídia Carvalho (Grupo Visabeira)
Director de F&B: David Madeira (Hotel Quinta do Lago)
Director Comercial, Marketing & Vendas: Amável Guerreiro (Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa)
Jovem Director de Hotel: Patricia Purshotam (Hotel SANA Executive)
Melhor Gestor do Potencial Humano: Miguel Luís (Hotel Ritz Four Season Lisboa)
Empresa de Outsourcing/Parceiro de Negócios: Delta Cafés
Prémio Carreira: António Muchaxo, fundador do Estalagem Muchaxo Hotel.