Congresso da APAVT vai debater os desafios do crescimento
09-07-2018
O 44º Congresso Nacional da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, que vai decorrer de 21 a 25 de Novembro, em Ponta Delgada, vai debater os desafios do crescimento. O encontro nos Açores visa o debate e a partilha que permitam encontrar respostas para potenciar o crescimento do turismo, e já são conhecidos o tema e o logótipo.
O anúncio foi feito pelo presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, que explicou a escolha do tema. “Em primeiro lugar, porque Portugal tem tido um percurso absolutamente fantástico, nos últimos anos, mas todos sabemos que os ciclos económicos não duram indefinidamente (por isso é que são ciclos…); porque existem, entre outros, desafios importantes, relacionados com a interrupção de algumas operações aéreas relevantes (como é o caso da falência da Monarch), com as dificuldades de operação no aeroporto de Lisboa, com as dificuldades de operação da TAP, com o Brexit, ou mesmo com os problemas de operação turística que enfrentamos na cidade de Lisboa.”
O responsável acrescentou ainda que, embora os Açores tenham tido um crescimento “notável” nos últimos anos, “existe certamente um debate a fazer acerca dos próximos passos, acerca da sustentabilidade do crescimento e da sustentabilidade do próprio destino” e que, além disso, e ao nível microeconómico, “apesar da visível recuperação das agências de viagens e dos operadores turísticos, há todo um percurso de consolidação por percorrer, com especial ênfase na tecnologia, na formação e nos standards de serviço”.
Não é a primeira vez que os Açores recebem um congresso da APAVT. Já tinha acontecido em 1995, em 2006 e em 2013. “Aconcretização deste evento em Ponta Delgada deve ser entendido como mais uma etapa, de um conjunto largo de acções concretas, que visaram, todas elas, a visibilidade nacional e internacional do arquipélago, bem como o desenvolvimento de boas práticas de proximidade entre a comunidade dos agentes de viagens e o destino”, referiu.
Pedro Costa Ferreira sublinhou as mudanças na realidade turística açoriana: “Animação turística mais moderna e mais diversificada; novos conceitos de alojamento; novos hotéis e hotéis que agora parecem novos, depois de renovados; agências de viagens e tutela turística apostando fortemente no turismo experiencial. Vive-se, nos Açores, uma nova era, feita de dinamismo, de confiança e de modernidade, características que certamente se consolidarão com a passagem do congresso da APAVT por Ponta Delgada.”
A cerimónia de apresentação do 44º congresso da associaçãocontou com a presença da secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro.