Congresso da APECATE: O que Sevilha aprendeu com os EuBea
10-02-2017
“O mais importante foi que aprendemos a trabalhar uns com os outros”, explicou Manuel Macías, director do Sevilla Congress and Convention Bureau, a propósito da experiência de acolher durante dois anos, entre 2014 e 2015, os EuBea - European Best Event Awards, um evento que este ano se vai realizar no Porto, depois de uma candidatura bem sucedida apresentada pela APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos.
O responsável pelo Convention Bureau andaluz, que discursava justamente no 5º Congresso da APECATE, referia-se à necessidade de sensibilizar todos os associados para que encarassem os EuBea como uma montra do destino perante centenas de organizadores de eventos de toda a Europa, incluindo muitos clientes de marcas importantes. E ainda à necessidade de juntar o esforço concertado de largas dezenas de empresas, entre agências, transportes, audiovisuais, catering, animação, etc., de modo a garantir o evento. Um desafio árduo, garantiu Manuel Macías, mas que deu frutos quase de imediato, com Sevilha a despertar o interesse, e a procura, para diversos eventos internacionais logo depois da primeira edição dos EuBea naquela cidade.
APECATE celebra 10 anos durante 5º Congresso
Ordenamento, formação, cultura, captação de negócios e tecnologias foram os cinco eixos dos cinco painéis do 5º Congresso da APECATE , que reuniu de 2 a 4 de Fevereiro cerca de 200 participantes no Évora Hotel.
A ocasião serviu ainda para assinalar os 10 anos da APECATE, constituída oficialmente a 17 de Janeiro de 2007, resultado da fusão de três outras associações: APOPC - Associação Portuguesa de Organizadores Profissionais de Congressos, PACTA - Associação Portuguesa de Empresas de Animação Cultural e de Turismo de Natureza e Aventura, e AOPE - Associação de Organizadores Profissionais de Eventos.
Num ano em que pela primeira vez houve uma região convidada, neste caso os Açores, assistiu-se a um desfile de personalidades ligadas ao sector do turismo, desde Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, a Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal. Pelo Congresso da APECATE, que há um ano é presidida por António Marques Vidal, passaram ainda 15 oradores nacionais, quatro estrangeiros, cinco moderadores, houve reuniões sectoriais, e ainda almoços e jantares, pretexto para conversas informais e trocas de ideias, mesmo fora da sala onde decorreram os trabalhos.
Na tarde do último dia, sábado, o fecho do Congresso fez-se com um passeio-desafio pela Évora desaparecida do século XIX, culminando com uma pequena degustação de produtos regionais.