Conventa quer ser ‘mais verde’

22-11-2021

No capítulo da sustentabilidade, a Conventa pretende passar das palavras às ações.

A Conventa anunciou que, em 2035, quer ser neutra em carbono, cumprindo um dos principais objetivos estratégicos na transformação sustentável do evento. A Conventa, que se realiza anualmente em Ljubljana, na Eslovénia, tem como meta a redução do efeito negativo do evento para o ambiente e compromete-se, com melhorias constantes, a realizar o evento de forma sustentável, através do modelo 5R (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar).

Explica a Conventa que o Pacto Ecológico Europeu pretende que a Europa seja um continente ambientalmente neutro em 2050, pelo que os organizadores de eventos devem fazer a sua parte, implementando medidas concretas. E uma das outras metas da Conventa passa por reduzir a pegada de carbono por participante, uma redução de 60% por participante diariamente até 2035. Dados da MeetGreen Association indicam que um participante cria em média 176,76 quilos de pegada carbónica por dia. Além disso, a Conventa acrescenta que vai continuar a divulgar nas suas plataformas a necessidade de uma transformação verde e vai também esforçar-se por conseguir fazer uma redução do uso de plástico em 90% até 2030.

 

eventpoint eventos events meetingsindustry exhibitions feiras sustentabilidade conventa

 

“Se não equilibrarmos a organização da Conventa com a capacidade de suporte do ambiente, como organizadores de eventos vamos ser corresponsáveis pelas repercussões. Assim, a Conventa vai continuar a oferecer a opção de participação online, tendo em conta a sua nova vertente híbrida. Consequentemente, os efeitos negativos do evento no ambiente vão ser reduzidos. Além disso, estamos a implementar uma série de outras medidas que vão ajudar a preservar o nosso planeta. Consideramos imperativo reduzir gradualmente a nossa pegada de carbono baseada em critérios mensuráveis e transparentes”, refere Natalija Bah Čad, responsável pelo desenvolvimento sustentável do evento, em nota de imprensa.

De acordo com a Conventa, os pontos que, neste capítulo, precisam de mais atenção por parte dos seus organizadores prendem-se com a mobilidade, os venues, a energia, a responsabilidade social e as comidas e bebidas.

“As atividades e decisões dos participantes dos eventos deixam rastos que resultam na quantidade de dióxido de carbono libertado no ar durante os eventos. Podemos começar a reduzir a nossa pegada carbónica dando pequenos passos. É por isso que preparamos recomendações para grupos que foram bem aceites”, adianta Natalija Bah Čad.

A próxima edição da Conventa vai realizar-se a 23 e 24 de fevereiro de 2022, em Ljubljana, na Eslovénia. Mais informações em www.conventa.si.

 

©Marko Delbello Ocepek | Conventa 2021