Cooperativa Árvore: eventos no centro do Porto

27-01-2017

Desde Junho de 2015 que a Cooperativa Árvore tem um novo espaço para eventos.

Desde Junho de 2015 que a Cooperativa Árvore tem um novo espaço para eventos. Trata‑se do Árvore Restaurante, um espaço tranquilo e solarengo com vista para o Jardim das Virtudes e para o rio Douro, concessionado à empresa Excelente e Predilecto. A sala tem capacidade para cerca de 75 pessoas, e é servida por uma espectacular esplanada, onde quase nos esquecemos de que estamos em pleno centro do Porto. Por ser totalmente envidraçado, a vista é uma constante, quer se esteja fora ou dentro do restaurante. O interesse do sector dos eventos neste espaço foi imediato, sobretudo por parte das empresas, mas também de particulares. Tanto que os eventos já representam 30% da facturação do espaço, conforme nos conta José Pedro Leite, um dos responsáveis. O objectivo é que esse número chegue aos 50% no futuro próximo. Rui Silvestre, da direcção Comercial de Comunicação e Desenvolvimento revela à Event Point a intenção da Cooperativa Árvore de criar também eventos próprios que se articulem com a actividade da cooperativa artística e ajudem a dinamizar este espaço mais recente. “Queremos que seja também um espaço de programação cultural”, sublinha Rui Silvestre.

event point

A Cooperativa Árvore tem ainda outros espaços, no edifício principal, que podem acolher eventos, nomeadamente uma sala de 100 m2, o local mais nobre, e com capacidade para 120 pessoas em plateia, e quatro salas mais pequenas. Como esta é um instituição cultural, o acolhimento de eventos está sempre dependente da programação em agenda e é analisado caso a caso.

Outra particularidade da Cooperativa Árvore, e que pode ser uma mais‑valia para o sector corporate, é o facto de dispor de oficinas de pintura, cerâmica, serigrafia, fotografia que podem receber acções de teambuilding com uma componente altamente criativa. Destes trabalhos em grupo podem sair peças ou objectos que representem as equipas, a empresa e os seus valores.

Bilhete de identidade 

A Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas foi fundada em 1963 por artistas, escritores, arquitectos e outros intelectuais com o objectivo de criar condições para a produção e difusão cultural. Hoje a Cooperativa conta com cerca de 1.400 sócios. O edifício que a alberga é a antiga Quinta da Virtudes, mandada construir por José Pinto de Meireles e inaugurada em 1763.