Couraíso! Assenta-lhe tão bem

19-08-2019

Mais de cem mil pessoas passaram pela Praia Fluvial do Taboão, em Paredes de Coura.

A hashtag #couraíso invadiu o instagram e não podia ter sido mais ajustada. O Vodafone Paredes de Coura é um evento cheio de personalidade, com uma envolvente cénica única, enquadrada pelo rio Taboão, e um ambiente diferente. A música é mesmo o eixo principal do festival e tudo no recinto parece pensado para dar uma sensação de conforto, de aconchego. Há várias zonas destinadas à alimentação, com uma oferta bastante variada, e as casas de banho respondiam bem ao número de festivaleiros, não se registando filas além daquelas que são normais. Mas, claro, mais casas de banho nunca são demais para um festival como este. As marcas também se distribuíam pelo recinto, com as suas ativações. Por exemplo, o Montepio teve uma ação bastante prática no festival: disponibilizou as máquinas multibanco, vitais nos dias que correm.

eventpoint turismo de negócios mice

A Toyota apresentou a ativação “A volta perfeita”, inspirada no movimento do Toyota C-HR, também em exibição no stand. No espaço da marca, os festivaleiros registavam-se junto do promotor para experimentar o carrossel, escolhiam a cadeira, e com a força dos braços giravam-no. As luzes depois indicavam o vencedor, que recebia um prémio.

eventpoint turismo de negócios mice

eventpoint turismo de negócios mice

Ao lado, a Fidelidade dispunha de um espaço, com duas entradas, uma para a área de ativação e outra para a receção de convidados. “Na parte da ativação, o desafio que a Fidelidade nos colocou foi: temos um produto ‘Pets’, como é que pode ser ampliado e amplificado num festival de música?”, conta Natércia Nunes, gestora de eventos da Desafio Global. Sendo este um seguro animal, para cães e gatos, e há pessoas que gostam mais de cães e outras mais de gatos, a ideia foi usar essa rivalidade e uni-las num karaoke improvável. “A ideia do jogo foi criar quase um snapchat, uma aplicação em que a pessoa que gosta mais de cães fica de um lado, e a que gosta mais de gatos, do outro. Escolhem uma música, também ela relacionada com animais, escolhem o filtro, e fazem um pequeno karaoke, onde têm que se unir para cantar a mesma música. O resultado é um vídeo, que é depois enviado para o email”, explica Natércia Nunes. Os participantes recebem ainda um brinde. “Resulta bem, é muito fun, muito friendly, e as pessoas aderem muito bem”, sublinha a gestora de eventos. No espaço de receção, a aposta é no networking.

eventpoint turismo de negócios mice

eventpoint turismo de negócios mice

A Santa Casa da Misericórdia estava a oferecer aos festivaleiros mantas, úteis nos intervalos dos concertos para colocar na relva e descansar o corpo. Em troca bastava tirar uma fotografia e partilhá-la no instagram, com a devida hashtag da marca.

eventpoint turismo de negócios mice

A Vodafone, que dá o naming ao Festival, tinha o espaço maior no recinto, e o mais restrito, acessível aos convidados da marca e aos VIP. Daqui gozava-se de uma vista desafogada para o palco.

Nas bebidas, destaque para o stand da Jameson, um bar sustentável, em forma contentor, pensado pela Pernod Ricard para promover e contribuir ativamente para a redução do impacto ambiental. Segundo a marca, “os painéis solares são capazes de produzir, durante um dia de sol, mais de 1kWh de energia limpa, renovável e sustentável”.

eventpoint turismo de negócios mice

Outro espaço de chill-out era o “Mundo sem fumo”, da responsabilidade da IQOS, onde além do networking, decorriam algumas ativações.

Quanto aos concertos, esta foi uma edição para mais tarde recordar, com espetáculos memoráveis dos New Order, Spiritualized e Patti Smith. Mas outros concertos são também uma referência desta edição, como o dos The National, Suede, Father John Misty, Deerhunter e Car Seat Headrest, que já se esperava que fizessem sucesso entre os festivaleiros, não sendo possível deixar de fazer referência aos (ainda) menos consagrados Parcels, Balthazar, Khruangbin e Alice Phoebe Lou, que protagonizaram alguns dos melhores momentos do festival.

Ainda a destacar as já míticas Vodafone Music Sessions, que proporcionam concertos em diversos locais do concelho de Paredes de Coura. Estes eventos paralelos foram reconhecidos em 2014, com o 3º lugar, na categoria de Melhor evento musical, nos BEA World.

A parceria entre a Vodafone e o Festival de Paredes de Coura estava já confirmada para o próximo ano. De 19 a 22 de agosto de 2020 a música regressa ao Couraíso.

Cláudia Coutinho de Sousa