Criada linha de apoio para promotoras de grandes eventos culturais

30-06-2021

A Linha de Apoio à Economia Covid-19 – Grandes Eventos Culturais pretende dar resposta “à crise provocada pela pandemia”.

O Banco Português de Fomento abriu esta quarta-feira uma linha de apoio no valor de 30 milhões de euros, dirigida a micro, pequenas e médias empresas de promoção de grandes eventos culturais. Trata-se da Linha de Apoio à Economia Covid-19 – Grandes Eventos Culturais, que pretende dar resposta “à crise provocada pela pandemia”, lê-se no comunicado divulgado ontem pelos serviços do Ministério da Cultura, citado pela agência Lusa.

“Com dotação de 30 milhões de euros, esta linha de apoio foi criada com o objetivo de fazer face a necessidades de liquidez por parte das empresas promotoras de eventos culturais e à sua obrigação de reembolso dos valores recebidos a título de bilhetes de ingresso em festivais e espetáculos de natureza análoga”, eventos que “não foram efetuados ou foram cancelados devido ao surto pandémico”, de acordo com os termos da legislação em vigor, acrescenta o documento. Além disso, a linha de apoio pretende responder também a “necessidades de liquidez, tendo especialmente em vista a realização de grandes eventos culturais nos 18 meses posteriores à contratação da operação”.

A agência Lusa adianta que, entre as características da linha de apoio, está ainda a possibilidade de o beneficiário “aceder a um valor adicional para cobertura de necessidades de tesouraria (com base num plano que estabeleça as necessidades de liquidez do beneficiário, para os 18 meses seguintes, para a realização de grandes eventos culturais)”, até aos montantes máximos de 40 mil euros (microempresas), de 125 mil euros (pequenas empresas) e de 300 mil euros (médias empresas).

As condições gerais da linha de apoio podem ser consultadas em www.bpfomento.pt.