Desafio Global e EDP ganham prémio da Fundacom

06-07-2020

O evento interno da EDP, produzido pela Desafio Global, ganhou o prémio da Fundacom para Melhor Evento Interno.

Surpreender quem passa a vida a fazer eventos é, no mínimo, uma tarefa desafiante. A exigência é naturalmente maior, uma vez que todos os detalhes são escrutinados com olho clínico, e a criatividade para surpreender um target tão especializado tem de estar muito apurada. O Encontro EDP DMC 2019, para 500 colaboradores da área de marca e comunicação das várias geografias da empresa, foi produzido pela Desafio Global.

O briefing indicava que do programa dos três dias devia constar uma manhã de reunião em sala, uma tarde de team-building e um jantar com animação, mas todos os três dias deviam ser recheados de momentos surpreendentes. O objetivo da marca era: “aproximar o contacto com as chefias, motivar as equipas a mudar comportamentos, a melhorar o seu desempenho e a ser mais disruptivos”. A agência decidiu então criar o ‘Revolution powered by EDP’, com um mood diferente nos três dias do evento.

 

eventpoint eventos events marcas empresas brand comunicacao casestudy

 

O desenvolvimento do evento

O check in decorreu na sede da EDP. Para acompanhar todo o evento, estiveram presentes dois hosts: o Mr. Black e o Mr. White. Dali os participantes partiram em dois autocarros, um branco e um preto, cujas entradas foram controladas pelos hosts. Dali é um ‘tirinho’ até Santa Apolónia, de onde o grupo partiu, num comboio exclusivo, para Évora. A animação começa logo ali, prolonga-se no comboio, até à chegada a Évora. Até esta altura, os participantes não estavam a par do destino, nem onde iam dormir.

Chegados ao destino, os participantes foram recebidos com cante alentejano, na Adega Fita Preta, seguindo-se um welcome cocktail, um jantar de porco no espeto e um concerto da dupla Mr. Black e Mr. White. A terminar o dia, todos são desafiados (‘Face the Revolution’) a escrever num papel as coisas menos boas que queriam deixar para trás e a atirá-lo para uma fogueira que ardia no centro do pátio. Dava-se assim início à revolução.

 

eventpoint eventos events marcas empresas brand comunicacao casestudy

 

O dia seguinte começou bem cedo e os participantes partiram em jipes em direção ao campo. Era tempo de fazer a revolução (‘Make the Revolution’). As equipas, que na noite anterior receberam um ‘hoodie’ e um lenço identificativo, tiveram de criar um manifesto, com uma bandeira e um vídeo curto. Depois disso, deu-se o regresso ao hotel para uma reunião, com a apresentação do radialista Rui Maria Pêgo, até à hora do almoço.

A tarde foi passada no ‘Revolution Camp’, composto por todo o espaço do hotel e zona envolvente, onde as equipas iriam participar em dez atividades de team-building, das mais físicas às mais intelectuais. Em cada uma delas, as equipas recolhiam uma peça de um puzzle, com o objetivo de, no final, encontrarem o Livro Cofre. Depois de um dia intenso, a noite encerrou com as atuações da banda Klássicos e do DJ Zecka Pinheiro.

 

eventpoint eventos events marcas empresas brand comunicacao casestudy

 

Um workshop de Defesa Pessoal e uma sessão de Minfulness e introdução à Meditação ocuparam parte da manhã do último dia. Mas ainda antes do almoço e da viagem de regresso à sede da EDP, houve ainda tempo para o encerramento do evento com Zezo Carvalho, especialista em Organizational Engagement, e Paulo Campos Costa, diretor de Marketing e Comunicação da empresa. Nesse momento final, foram exibidos os vídeos dos manifestos das equipas.

O impacto emocional, no imediato e a prazo, de uma atividade como esta é sempre difícil de avaliar, mas a organização revela que, segundo o inquérito de satisfação realizado, 96,11% dos participantes gostaram ou adoraram o evento. Por seu lado, a organização acredita ter proporcionado “uma experiência única e memorável”.

 

 

Prémios Fundacom

Os Prémios Fundacom são atribuídos pela fundação com o mesmo nome, composta por doze associações de comunicação que têm o espanhol ou o português como língua de trabalho, e que tem como objetivo valorizar a função da comunicação estratégica em espanhol e português no mundo. Os prémios reconhecem a excelência dos projetos de comunicação, externos, internos e integrados, produzidos nas duas línguas. A Desafio Global e a EDP foram premiadas pelo Melhor Evento Interno, tendo concorrido com outros três projetos finalistas. A saber: Ecoembest 2019: Una Misión, un futuro - Ecoembes – Espanha; En vivo y en Nebrija – Universidad Nebrija – Espanha; e Inspiration Day by Cosentino – Consentino – Espanha.

 

eventpoint eventos events marcas empresas brand comunicacao casestudy

 

Ficha técnica

Evento: Encontro EDP DMC 2019

Categoria: Evento Interno até 500 colaboradores

Cliente: EDP

Agência Organizadora: Desafio Global

Público-alvo: Colaboradores da Direção de Marca e Comunicação da EDP, de Portugal, Espanha e Brasil

Local e data: Évora, de 20 a 22 de novembro de 2019

 

eventpoint eventos events marcas empresas brand comunicacao casestudy