Dicas para falar bem em público

02-04-2018

Falar em público é algo que é comum a profissionais de várias áreas. A QSP Summit abordou o tema com a presença de Steve Knight, professor da Insead.

Esqueça falar em público, ou as skills de apresentações, Steve Knight refere que a arte é mesmo saber conversar. E é fácil praticar porque estamos sempre a conversar. Falar para um grupo ou uma pessoa é criar uma conversa estruturada, com uma mensagem clara, concisa, transmitida com confiança, estilo e paixão. Tudo isto usando a voz de forma colocada, com uma linguagem corporal e facial envolvente e com contacto visual.

Depois é necessário criar confiança. O ponto central não é aquilo que temos, enquanto oradores, para dizer, mas o que os outros esperam ouvir, de modo a sentirem-se inspirados. Isto requer foco: ter uma intenção clara, saber o que queremos que a audiência retenha, que sinta ou que aprenda. E tudo isto pode ser ensaiado, praticado. Basta conversar: no elevador, nos corredores, em video-conferências, ao telefone, numa apresentação numa reunião. Estamos sempre a falar em público.

Steve Knight sugere a prática destes seis pilares:

1. Gratidão – Ter uma atitude de gratidão é positiva e faz com que as pessoas gravitem à sua volta.

2. Respirar pelo diafragma – A qualidade da respiração está intimamente ligada à qualidade e poder da voz. E voz é poder!

3. Treino somático – Ter presença e estar sempre conectado com os outros. Uma forma de treinar isto é olhar nos olhos de alguém durante um ou dois minutos.

4. Treino vocal – Aqueça a voz para retirar o máximo dela.

5. Visualização da voz - Entoação, cor ajudam a dar significado àquilo que quer dizer.

6. Liderança – Identifique o impacto intencional que quer ter nos outros.

Para ajudar as pessoas a serem cada vez melhores na arte de comunicar, Knight lançou a app “The Art of Communication”, que inclui vários exercícios práticos e que pode ser descarregada para smartphones e tablets.