EDP celebra a imaginação nos festivais de música
06-11-2017
Nos últimos cinco anos a EDP é presença habitual nos principais festivais de música nacionais, com o objectivo de reforçar a associação da marca ao território da música. E todos os anos procura reinventar a sua presença com activações inovadoras. Em 2017, a activação da EDP nos festivais está nomeada na categoria de “Live Entertainment” nos prémios Bea World. Tudo começou com um briefing aberto, passado a cinco agências. Karla Thomas, da Desafio Global, agência escolhida pela EDP, partilha com a Event Point o desafio. O propósito da marca era obter “uma proposta transversal para música e de fortalecer o seu posicionamento, explorando novos caminhos numa relação cada vez mais próxima e emocional com os seus clientes”. Pegando no mote “powered by imagination”, a agência pensou e implementou num stand de 280m2 uma série de acções que exploraram as seguintes palavras-chave: pessoas, emoção e surpresa. Foram “quatro meses de trabalho intenso”, que exigiu durante os festivais um staff diário de 90 pessoas, recorda Karla Thomas, que sublinha a relação de “grande parceria” com o cliente, tendo sido tudo “pensado e decidido em conjunto, quer na fase de preparação, quer na fase de implementação”.
As acções foram muito variadas. Houve um ringue de patinagem; concertos intimistas; uma rua EDP, com espaços de comércio e um Fado Café; e muitos prémios. A tecnologia foi usada nas várias acções, sendo que neste aspecto Karla Thomas destaca um espelho interactivo que permitia fotos individualizadas, “uma acção de personalização de capas de telemóveis, mochilas que circulavam pelo recinto e que permitiam que os festivaleiros carregassem os seus telemóveis e além disso tudo tínhamos o controle de convidados através de tecnologia RFID”.
A pegada de carbono dos festivais em que a EDP participou foi compensada através de um projecto de sustentabilidade em Itabaina, no Brasil.
Veja aqui o vídeo da activação no Nos Alive 2017
Três perguntas a Karla Thomas
Qual foi a vossa inspiração criativa?
Numa canção, numa corrida, numa marca, o que vem antes, o que se antecipa, o que se prepara, o que se decide antes do primeiro acorde, passo ou palavra, é a origem da energia que põe tudo o resto em movimento.
O poder da imaginação liga-nos às nossas emoções e a tudo o que nos rodeia. Seja um festival, uma prova desportiva, uma activação, ou uma marca, todas são movidas pelo poder da imaginação.
Powered by Imagination é a energia da inspiração, da empatia e da criatividade. É uma celebração da energia que faz a música e o desporto acontecer e é tudo o que a EDP representa nestas áreas.
De que forma foram incorporados os princípios de sustentabilidade a que a marca também está associada?
A estrutura utilizada para a construção do stand é a mesma há 5 anos e isto por si só já representa uma grande preocupação com a sustentabilidade. A decoração utilizada este ano foi feita quase na totalidade em OSB, um material que permite que cerca de 90% do tronco de uma árvore possa ser utilizado, além de ser totalmente reciclável, tornando o produto uma alternativa mais sustentável. Foram também utilizados painéis solares e iluminação LED, que é de baixo consumo.
Quais são os principais desafios de trabalhar para este público-alvo?
Todos os anos há uma preocupação da equipa em analisar e estudar este público, é um publico volátil que quer experiências novas e quer partilhá-la nas redes sociais. A concorrência dentro de um festival é muito grande, todas as marcas querem atrair o maior número de pessoas para o seu espaço e apenas as activações realmente interessantes conseguem atraí-los.
Ficha do evento
Agência organizadora: Desafio Global – Eventos e Ativação
Cliente: EDP – Energias de Portugal S.A.
Tipo de evento: Live entertainment
Público-alvo: Festivaleiros, público em geral