Estudo faz balanço dramático do setor dos casamentos em 2020

08-02-2021

O inquérito dá conta dos números de adiamentos e cancelamentos, bem como das perdas na faturação.

A BestEvents, empresa que organiza feiras dedicadas ao setor dos casamentos, e a revista I Love Brides, especializada neste segmento, realizaram um novo estudo a nível nacional para fazer um balanço do setor em 2020. E o balanço é dramático, tendo em conta os adiamentos e cancelamentos a que a pandemia obrigou, que levaram a elevadas perdas na faturação para a maioria das empresas inquiridas, apontam em comunicado.

Apenas 16,8% das comemorações de casamento previstas foram realizadas, de acordo com o estudo da BestEvents e da I Love Brides, que inquiriram mais de uma centena de empresas da indústria wedding. A maioria dos casamentos (66,2%) foi adiada para este ano e 7,7% foram adiados para 2022, enquanto 26,1% foram mesmo cancelados. O estudo indica ainda que 55,8% das empresas do setor não conseguiram remarcar alguns dos serviços e, destas, 38% foi obrigada a devolver o sinal aos clientes.

Toda esta situação, levou a uma quebra elevada na faturação: 34,2% das empresas registaram perdas que rondam os 90%, cerca de 20% das empresas teve quebras de 80% e 18% não teve qualquer faturação em 2020. Ainda assim, 46% das empresas inquiridas acreditam que a retoma poderá acontecer já em 2021.

Jorge Ferreira, da BestEvents, salienta que “todas as empresas fizeram um grande investimento, no sentido de adaptar os seus espaços e serviços às normas emanadas pelas autoridades de saúde”, ao longo dos últimos meses. Mas, acrescenta, é necessário que o Governo deixe uma “mensagem de confiança” ao mercado. “Não podemos esquecer que é uma atividade sazonal, por isso, essa mensagem de confiança vem no sentido de garantir a sustentabilidade e a recuperação da confiança dos clientes. É importante que o Governo apresente uma previsão de data para o setor começar a operar”, lê-se no comunicado.

Participaram no inquérito empresas que atuam no setor dos casamentos, como ourivesarias, venues, catering, cake designers, wedding planners, fotografia e videografia, decoração, convites e lembranças, vestuário para noiva/noivo e acessórios, cabelo e make-up, ramo da noiva, animação, aluguer de viaturas e lua-de-mel.