Europalco: “No digital o irreal torna-se real”

23-04-2021

Perante esta pandemia, a decisão foi criar a marca “Studio Europalco”.

E, à semelhança da importância que a marca representa no mercado, mais uma vez não puderam deixar de inovar e investir em todas as tecnologias para eventos digitais e híbridos.

O portefólio já vai longo, e inclui plataformas de streaming em estúdios chroma key com câmaras tracking para 3D, avatares live, quiz, gráficos em Realidade Aumentada, criação de cenários em UnReal, criação de landing pages, e plataformas para eventos com zonas de exposição.

“O último investimento foi na tecnologia XR e sem dúvida que esta irá revolucionar a forma de comunicar”, afiança Pedro Magalhães, responsável da Europalco. “A tecnologia XR abrange todas as formas de imersão e interação já conhecidas, seja a Realidade Virtual (VR), a Realidade Mista (MR) ou a Realidade Aumentada (AR). XR combina o tracking da câmara e a renderização em tempo real de cenários virtuais com recurso a ecrãs de led wall. O resultado são ambientes imersivos e envolventes, filmados em estúdio e diretamente na câmara.”

Como sempre, a Europalco quer ser pioneira. “Já o éramos no passado e, mais uma vez em tempos difíceis, com uma boa gestão no passado, temos a capacidade e a coragem de desbravar caminhos desconhecidos”, refere Pedro Magalhães. “Aprendemos, formámo‑nos e ajudámos os clientes a tornar os eventos surpreendentes. Mas é principalmente pelas equipas que somos reconhecidos, as empresas são feitas de bons profissionais e apaixonados por este setor, com uma liderança estável e ambiciosa.”

Para que tudo isto seja possível, a estrutura interna foi adaptada, e conta já com quatro estúdios e oito salas de workshops, 12 camarins, dois lounges, duas copas e quatro salas para maquilhagem. Todos os espaços são climatizados, e cada estúdio tem um parque de estacionamento privativo, num total de 1.000 m2. “Criámos a oferta antes mesmo da perceção da necessidade por parte do cliente”, garante o responsável da empresa, “porque acreditamos que este novo formato de eventos não irá recuar mais”.

eventpoint

A importância do primeiro

O primeiro evento pós confinamento, por ser o primeiro, teve um gosto especial. Aconteceu no Estúdio 1, estúdio esse que já existia desde 2018, por causa da realização dos “Open Days Europalco”, e falamos do evento Web Meeting da Tranquilidade, organizado pela Meeting Point, que venceu o Prémio APCE 2020 para Melhor Evento Digital Externo.

Outro evento digital que se pode destacar, porque permitiu integrar várias tecnologias, foi o Leading Change 2020 do BNP Paribas Portugal. “Blue Economy: An ocean of opportunities?” foi o tema que deu origem ao processo criativo da Europalco, que desenvolveu um cenário 3D com tracking, dentro e fora de água. O resultado final foi único e memorável.”

eventpoint

Online vs onsite

“As vantagens que vamos ganhar, com esta forma de fazer eventos, vão trazer benefícios para o futuro”, acredita Pedro Magalhães. “No digital o irreal passa a ser real. E a criatividade nestes eventos deixa de ter limites.” A juntar a isto, o aumento radical das audiências. “Esta é realmente a grande vantagem que os eventos digitais vão transportar para os futuros híbridos. Vai ser impensável para um participante, a partir dos dias de hoje, não poder assistir a um evento no local que quiser e à hora que pretender.”

Mais informações:
comercial@europalco.pt
https://studio.europalco.pt
www.europalco.pt

#Conteúdo patrocinado