França estabelece regras para festivais e concertos

22-02-2021

Espetáculos vão ser possíveis, mas com um máximo de cinco mil pessoas e lugares sentados.

O Ministério da Cultura francês anunciou na passada semana as regras para a realização de concertos e festivais de verão. De acordo com o jornal Público, vai ser possível a realização dos eventos, mas o público está limitado às cinco mil pessoas e tem de estar sentado.

“É essencial darmos visibilidade aos nossos organizadores dos festivais que, no início do ano, devem decidir se prosseguem [os festivais e espetáculos] e em que formato, mesmo que a pandemia continue a criar incertezas”, refere o Ministério da Cultura, citado pelo jornal Público, que reafirmou também que se a pandemia se agravar, os protocolos de segurança, que incluem o limite de participantes em espetáculos, terão de ser redefinidos.

O ministério criou um fundo de 30 milhões de euros para compensar o setor no caso de alteração ou cancelamento de festivais e espetáculos. No momento, em França, é obrigatório o recolher noturno das 18h às 6h da manhã, estando de portas fechadas, até ao final do confinamento, bares, museus, teatros e salas de concerto, entre outros espaços.