Grandes equipas, grandes eventos
22-04-2019
Muitas são as definições que encontramos para a palavra equipa, mas se me permitem acho tenho uma definição pessoal, porque tenho tido o prazer de ter uma ao meu lado, e das verdadeiras.
Equipa significa partilhar (sem cobrar direitos), dar espaço para criar (sem impôr limites), validar ideias e acatar ordens. Equipa é a primeira “almofada” de conforto e de confiança em situações adversas e felizes. Na minha forma de olhar para o processo, as soluções são encontradas em equipa e as decisões tomadas em equipa.
Ter a capacidade de trabalhar bem em equipa mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo. Ninguém é nada sozinho, muito menos na gestão e produção de um evento.
Todos sabemos que um bom serviço de catering, um bom sistema de som e luzes ou até mesmo a climatização são uma das partes fundamentais de qualquer evento, mas e o sorriso, a boa atenção e a disponibilidade? São essas as qualidades que fazem toda a diferença e não têm preço nem comparação.
Recordo o último evento que tive oportunidade de fazer acontecer, onde na equipa estava uma professora, um consultor, um jornalista, duas estudantes universitárias e um especialista em mixologia e, claro, os técnicos de som e imagem. Pois é, na verdade um grande cocktail de perfis que resultou num entusiasmante grupo com competências diversificadas e complementares, onde o sorriso, uma atenção e uma indicação explícita fizeram toda a diferença.
Quem lidera a operação, como disse anteriormente, tem de ter a capacidade de se ausentar, pois acredito que quanto maior a liberdade, maior será a responsabilidade. É importante dar espaço para conseguir identificar as capacidades individuais da equipa. Mestre é aquele que o consegue fazer.
Quando se pretende produzir um bom evento e uma boa experiência, o trabalho em equipa é união e amizade em prol de um bem e de um objectivo comum, por isso é muito mais nobre do que uma batalha individual ou uma guerra de egos.
Não é em vão que dedico este espaço de escrita à importância de uma boa equipa como papel decisivo em organizar um evento de excelência. Trabalhando em equipa ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso.
Sendo assim, trabalhar em equipa é partilhar o fracasso e o sucesso, o choro e o riso, a alegria e a tristeza. Além disso, é saber ouvir, pois apenas ouvindo, podemos tomar decisões mais eficientes e mais acertadas. A minha equipa é a minha base, e confesso, não poderia ser mais feliz tendo uma base forte como esta.
Uma boa leitura para todos, especialmente para aqueles que sabem que o segredo de um evento de sucesso está no trabalho de uma grande equipa.
António Marto, Secretário-Geral Fórum Turismo