Happy Conference 2021: a importância da segurança psicológica

17-05-2021

Timothy R. Clark foi o orador convidado e deixou dicas para a criação de um ambiente psicologicamente seguro.

A 11 de maio realizou-se mais uma edição da Happy Conference, uma conferência que pretende inspirar os participantes sendo uma experiência de partilha de conhecimento e ferramentas para líderes e equipas. Oorador convidado do evento foi Timothy R. Clark, CEO da LeaderFactor, investigador e autor de vários livros (entre os quais ‘The four Stages of Psychological Safety: defining the path to inclusion and innovation’), que falou sobre a importância da segurança psicológica e da forma como afeta as pessoas.

A conferência pretendia questionar o que é a segurança psicológica e como esta pode ser promovida entre as equipas. Segundo Timothy R. Clark, é uma condição na qual os seres humanos se sentem incluídos, seguros para aprender, seguros para contribuir e seguros para desafiar o status quo, e tudo isto sem terem medo de serem envergonhados, marginalizados ou castigados de alguma forma.

Para a criação de um ambiente psicologicamente seguro, Timothy R. Clark falou dos quatro estágios da segurança psicológica e das estratégias de implementação dos princípios e práticas ativadores:

*Segurança de Inclusão: a segurança de inclusão é um direito humano e para ser criada essa segurança é necessário perguntar, ouvir, convidar e partilhar.

*Segurança para Aprender: a segurança para aprender permite aos indivíduos fazerem perguntas, darem e receberem feedback, experimentarem e cometerem erros; por isso, é preciso encorajar e proteger.

*Segurança para Contribuir: o ser humano tem necessidade de usar o seu conhecimento, competências e experiência para fazer a diferença e, quando contribui para o processo criativo, desenvolve autoestima; então, criar segurança para contribuir implica que os líderes expliquem e deleguem.

*Segurança para Desafiar: a segurança que faz com que os indivíduos se sintam seguros para falar e desafiar os status quo, quando existe uma oportunidade para melhorar, estimulando-os a pensar e a criar; por isso, é necessário aumentar a fricção intelectual e diminuir o atrito social.