IBTM Trends Watch Report: novas oportunidades para os eventos de negócios

27-11-2019

O futuro indica novas oportunidades para os eventos de negócios. A ideia é deixada no Trends Watch Report 2020, apresentado no decorrer da IBTM World. O documento prevê que a economia da experiência virtual vai ser a próxima grande área de crescimento no setor MICE.

O relatório explora a progressão da economia da experiência para a economia da experiência virtual, mostrando como isso pode mudar o cenário das reuniões e eventos e quais as oportunidades que isso pode trazer à indústria. De acordo com o documento, esta nova tendência pode significar não só a integração de novas tecnologias no tipo de eventos já existentes, mas também a criação de uma nova indústria, que junta a experiência ao digital.

“A economia de experiência virtual aborda a capacidade do setor de mostrar valor além do arrendamento de quartos ou da organização da mobília. É sobre como nós, profissionais dos eventos, podemos criar impactos duradouros e memoráveis com experiências imersivas que vão ecoar nos nossos públicos. Com a integração das novas tecnologias, dentro e fora da sala de eventos, temos a oportunidade de criar mais experiências personalizadas, de nos ligarmos a pessoas em todo o mundo, aumentar a realidade com novas e emocionantes camadas de conteúdo digital ou transportá-las para novos e ainda não imaginados mundos. Mais importante, leva-nos a estar alinhados com os novos participantes de reuniões e eventos, e às suas próprias aspirações”, sublinha o relatório de Alistair Turner, managing director do EIGHT PR & Marketing.

Sobre a performance do setor das reuniões e dos eventos, as tendências são indicadas pelo comportamento da indústria, como a disrupção que alimenta a economia do conhecimento, o desenvolvimento de novos produtos ou o aumento da necessidade de negócios feitos ‘cara a cara’.

“Todas estas tendências representam uma grande oportunidade para as reuniões e eventos profissionais, mas há um alerta. Tudo isto está dependente do crescimento e do sucesso da indústria, mas também da inovação. Inovação e crescimento são ambos alimentados pelo sucesso económico e pela continuação da concorrência no mercado. Se algum destes elementos falhar, sob influência económica, política ou ecológica, isso vai prejudicar algumas das estruturas importantes nas quais se baseai a indústria dos eventos”, lê-se no documento.

O autor consultou dados e casos de estudo, e ouviu especialistas do setor. Criou um documento com os seguintes capítulos: perspetiva económica global para 2020; uma visão sobre as tendências globais; uma exploração dos diferentes setores da indústria, incluindo o automóvel, bancário/financeiro, desportivo, o da tecnologia da informação e comunicação, e farmacêutico; um olhar sobre a performance das reuniões e dos eventos, incluindo eventos corporativos, associações e viagens de incentivos; tendências tecnológicas; e variações regionais.

“Este relatório pretende espreitar, a curto e médio prazo, o setor das reuniões e eventos e as tendências políticas, ecológicas e geopolíticas que o vai afetar”, refere Alistair Turner, acrescentando: “Este ano, porém, fazemos uma previsão a longo prazo, a economia da experiência virtual, que pode ser tão influente como o foi antes a economia da experiência.”

O relatório pode ser consultado em www.ibtmworld.com.