IBTM Trends Watch Report: um mundo em mudança, mas cheio de oportunidades

29-11-2018

Foi apresentado na IBTM World, que decorre em Barcelona, o IBTM World Trends Watch Report, que traça um retrato de um mundo em mudança, mas com uma série de oportunidades para o sector das reuniões e eventos – confiança é palavra de ordem. O relatório, que examina o actual estado da indústria e aponta algumas previsões para o próximo ano, é da autoria de Rob Davidson, managing director do MICE Knowledge, e Alistair Turner, managing director do Eight PR & Marketing.

A partir da análise de dados e de entrevistas com especialistas, o documento começa por traçar um retrato da economia global em 2018, passando depois para uma análise em diferentes dimensões: as corporate meetings, as conferências associativas, as viagens de incentivo, a análise por regiões e as tendências tecnológicas – este último é um capítulo novo, que reflecte sobre os desafios e as oportunidades que a tecnologia proporciona e sobre a forma como a meetings industry pode aproveitá-la no futuro.

“Vivemos, sem dúvida, uma era de incerteza, mas com algumas oportunidades reais para a indústria. É evidente que há um crescimento em indústrias e economias em todo o mundo e isso dá uma confiança genuína ao sector das reuniões e eventos”, refere Alistair Turner, acrescentando ser “claro” o impacto que a tecnologia está a ter no sector. O dinamismo nos negócios, a criação de novas indústrias e a regeneração de sectores historicamente parados são “óptimas notícias para a indústria das reuniões e dos eventos”, já que esse dinamismo leva a comunicação, a partilha de conhecimento, a reuniões, a educação, a networking, a congressos profissionais, a lançamento de produtos, entre outros.

No que toca aos incentivos, o relatório refere que o gasto por pessoa aumentou, assim como o número de pessoas elegíveis para viagens de incentivo, e que, por outro lado, a redução de custos tornou-se mais importante. “Nos incentivos, as escolhas éticas são fundamentais, não apenas em termos de localização, mas também de actividades. A discussão em torno do bem-estar aumentou, dentro e fora do sector, tal como a procura por incentivos que englobem um elemento de bem-estar”, conta a IBTM World. O documento fala de confiança nos programas de incentivos, que se estende para 2019.

 

Tendências para 2019

“Os grandes destinos de reuniões e eventos vão precisar de ser cada vez mais ‘inteligentes’, mas eles também vão ser escolhidos tendo em conta as suas comunidades e a sua especialização; os destinos não devem ser apenas ‘inteligentes’, mas devem ter também ‘conhecimento’. O que também é evidente é que essas cidades não precisam de ser informadas do valor que traz uma reunião ou um evento realizado no destino – elas vêem e entendem esse valor”, lê-se no relatório, que constata também o papel dos destinos e dos venues na conquista de conferências associativas.

Da análise geográfica, destaque para omercado europeu que “continua positivo, com mercados maduros que exigem maior envolvimento e inovação”. O relatório indica ainda que, apesar de as negociações do Brexit ainda não serem claras quanto à forma como se vai desenrolar o controlo de fronteiras, a popularidade de Londres como destino não diminuiu.

“Mais uma vez, olhamos para um mundo ‘à beira do caos’, com uma disputa comercial internacional a decorrer. No entanto, lembramo-nos de onde estávamos no ano passado e do nervosismo que sentimos ao entrar em 2018. E enquanto isso, continuamos a relatar números de crescimento em economias em todo o mundo e confiança dentro das indústrias, incluindo a das reuniões e eventos”, lê-se também no relatório.

Como tendências para 2019, o documento aponta o bem-estar (uma tendência que cresceu ao longo deste ano e que vai continuar popular), as experiências (como forma de adicionar valor a um evento), o papel dos millennials (um novo tipo de participante em eventos e reuniões, mais exigente e com maiores necessidades tecnológicas e de sustentabilidade) e a segurança (tendo em conta vários incidentes de grande visibilidade nos últimos anos, desde ataques terroristas a ameaças ecológicas, este é um tema que continua ser prioridade para os organizadores de eventos).

“A nossa indústria é impulsionada pelo sucesso de outras indústrias, pelos investimentos de cidades e regiões, pelo crescimento de negócios e também pelo facto de as empresas e associações acreditarem na qualidade do investimento em reuniões e eventos. Isto funciona a favor da meetings industry, um mercado que prospera em tempos de mudança”, conclui o relatório.

Mais informações em www.ibtmworld.com.