Lisboa Games Week: Reinventar o evento em cada edição

19-11-2019

Prestes a arrancar, o Lisboa Games Week (LGW) assume-se como a montra das novidades da indústria do gaming e promete mais animação e inovação.

Luís Pinto, gestor do Lisboa Games Week, falou à Event Point sobre o que está planeado para o evento e as expectativas para esta edição, que se realiza de 21 a 24 de Novembro, na FIL.

Que podemos esperar da edição de 2019 do Lisboa Games Week?

Este será um evento renovado na sua essência, mais organizado e com novas dinâmicas para os seus espaços, novos conceitos, novas áreas, novos públicos, mais marcas da indústria, mais serviço educativo e conhecimento, mais ligação entre áreas temáticas e mais animação com muita inovação e tecnologia integrada.

Quais são as principais novidades que estão a ser preparadas?

As novidades são muitas! Desde logo a forma como o LGW é agora apresentado, havendo nesta edição um forte investimento da organização na componente visual, designadamente ao nível da construção e decoração dos espaços, todos os conteúdos têm agora uma envolvente, as grandes competições esports tem um auditório dedicado, um produtor dedicado e uma imagem e comunicação trabalhadas.

As ferramentas digitais de comunicação por outro lado, são também uma grande novidade, desta forma o visitante poderá desfrutar do evento e perceber a cada momento o que se está a passar em cada pavilhão, auditório, palco, ou no espaço das marcas presentes.

No que toca ao Serviço Educativo, foi também ampliado em quantidade e qualidade, e passa a contar com mais um auditório (dois agora no total) para formação e com a ocupação de oito salas dedicadas também a formação no piso 1 do primeiro pavilhão do LGW. É lançado o desafio à participação do primeiro ciclo do Ensino Básico com conteúdos dedicados, e pela primeira vez a formação também para professores, logo com um seminário internacional dedicado às boas práticas da gamificação no ensino, o qual decorre com o apoio e certificação ACD da Direção-Geral da Educação.

De que forma tem evoluído o evento em termos de participantes?

Os visitantes do Lisboa Games Week saem sempre satisfeitos com a experiência que o evento lhes proporciona, contudo há que fazer um trabalho constante por parte da organização no sentido de zelar pelos conteúdos e respetiva apresentação, de reinventar a cada edição o próprio evento, mantendo o conceito, mas introduzindo simultaneamente novas áreas, experiências e inovação.

Com as novidades que o evento apresenta e porque se acredita que o Serviço Educativo e a presença de mais escolas irão crescer exponencialmente nesta edição, estamos a apontar para ultrapassar os mais de 61.000 visitantes registados em 2018.

De que forma o evento tem ingredientes para ser um evento para toda a família?

Desenvolvemos nesta edição um novo conceito para o ‘Espaço Família’ do evento, que já existia, mas que funcionava com outro enquadramento, corresponde agora um espaço com capacidade para receber os pais enquanto os filhos se divertem horas a fio no evento, dispõe de um lounge TV com cerca de 300m2 e reúne em mais de 1.000m2, videojogos e não só, distribuídos por experiência e conceito, devidamente enquadrados no espaço, apelando ao divertimento em família e para todas as gerações. Será uma das grandes surpresas do evento nesta edição e contará com um pequeno auditório e uma programação de âmbito educativo e de sensibilização para a utilização dos recursos multimédia e dos videojogos pelos jovens, para além das áreas de entretenimento como o Healthy Gaming, o Wall-E’s Robots, o VR vai à Escola, os spots Lego/Warner, os dispositivos de realidade virtual PlayStation, os jogos Kids da Nintendo, a área Board Games em espaço adjacente, etc.

Como avalia a evolução da aposta das marcas no evento, e a qualidade das suas ativações?

Este é um território apetecível para as marcas não endémicas, para aquelas que se revêm no target do evento, claro, muito embora a democratização dos videojogos e, em particular, a sua extensão à família, venha alargar ainda mais o espectro de interesse no mercado e, de novos patrocinadores.

Esta é uma realidade em crescendo, com a qual os eventos gaming devem saber lidar, criando conteúdos e sugerindo ativações de acordo com a experiência que detêm. Os Esports, por exemplo, são já objeto de forte investimento por parte de marcas da indústria e fora dela; o Cosplay, simuladores e a realidade virtual, são também segmentos com um enorme potencial de aposta, tal como o os conteúdos de serviço educativo que resultam numa enorme expectativa no caso do Lisboa Games Week, para os milhares de alunos e professores que visitam o evento, abrindo campo de ativação para as marcas que aqui se posicionam.

O que é que diferencia este evento de outros no mesmo setor?

O seu posicionamento inequívoco enquanto palco para o lançamento das novidades por parte da indústria, este é o core do Lisboa Games Week, que, como é sabido, é o maior evento nacional de videojogos, e como tal, sendo elegido pelas principais marcas, tem o compromisso de oferecer ao visitante, a cada edição e de forma transversal, todos os conteúdos relacionados. É aí que reside a diferença, na abrangência de áreas em exposição e das experiências. Não pode faltar nada.

Quais são os principais desafios de organizar um evento como este?

Desde logo garantir a confiança e aposta contínua das marcas líderes da indústria, perspectivar o ano quanto às novidades que serão lançadas e/ou disponíveis na altura da realização do evento, criar e desenvolver os principais conteúdos de entretenimento e experiências para o visitante, tendo em conta as áreas de interesse mais fortes em cada momento, definir e executar a estratégia de comunicação, desenhar e operacionalizar toda a logística que vai assumindo maior proporção à medida que se aproxima a data do evento.