Livre-trânsito digital é “medida importante para a recuperação” do turismo

24-03-2021

O Turismo de Portugal recebeu a proposta legislativa da Comissão Europeia com agrado.

A proposta legislativa da Comissão Europeia para a criação de um livre-trânsito digital, com vista à retoma da livre circulação entre Estados-membros, é vista com bons olhos pelo Turismo de Portugal. A entidade portuguesa considera que um livre-trânsito digital que comprove a vacinação, testagem ou recuperação da Covid-19 é uma “medida importante para a recuperação” do turismo.

“Esta é uma medida importante para a recuperação de uma das indústrias mais afetadas pela pandemia global. O Turismo de Portugal e os seus congéneres europeus manifestaram recentemente em Lisboa estar preparados e disponíveis para colaborar com a Comissão Europeia para que esta solução venha a ser implementada em tempo recorde no espaço europeu e possa, em breve, ser extensível a mercados não Schengen”, refere Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, em nota de imprensa.

O tema do livre-trânsito digital foi suscitado na reunião extraordinária de Ministros do Turismo da União Europeia, realizada em Lisboa a 1 de março, e reiterada na reunião de Diretores Gerais de Turismo, no dia 8. Acrescenta o comunicado que a Comissão Europeia reconheceu e manifestou, logo no dia 1, “a importância deste passo para a retoma da mobilidade, garantindo que um sistema deste tipo nunca poderá ser discriminatório e deverá sempre salvaguardar questões como a privacidade e a proteção de dados”.

O livre-trânsito digital ainda vai ser votado. Após a aprovação pelos vários países membros da União Europeia, “o livre-trânsito digital deverá entrar em vigor em junho”, adianta a nota de imprensa do Turismo de Portugal.