‘Madeira Specialist’, um programa de e-learning para agentes de viagens

02-07-2018

O objectivo é dotar os agentes de viagens de novos argumentos de venda do destino.

A Associação de Promoção (AP) da Madeira, em parceria com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), lançou o ‘Madeira Specialist’, um programa de e-learning dirigido a agentes de viagens. A ideia é dotá-los de novos argumentos de venda do destino Madeira, alinhados com a estratégia que tem vindo a ser traçada desde 2016.

A plataforma tem conteúdos divididos em quatro módulos, que correspondem a quatro cursos. O módulo principal – “Destino Madeira” – apresenta informação geral sobre o arquipélago, abordando o destino de uma forma transversal. Os restantes módulos são dedicados aos eixos de comunicação utilizados pela AP: Mar, Natureza e Lifestyle. Foram ainda desenvolvidas cinco especialidades, com informação específica sobre Eventos, Percursos a Pé, Floresta Laurissilva, Porto Santo e Golfe.

“Este é um projecto muito importante para a AP, pois vem completar um conjunto de acções que temos vindo a desenvolver, especificamente, para o mercado nacional. Recordo que, em Maio/Junho de 2015, o número de hóspedes oriundos do mercado nacional vinha a decrescer há já vários meses, assumindo já uma situação preocupante. Em parceria com a APAVT, lançámos, em Janeiro de 2016, o projecto ‘Descubra a Madeira’, que se veio a revelar uma aposta ganha, sendo que em 2017 encerrámos um ano com crescimentos tanto a nível de hóspedes (mais 4%), como dormidas (mais 3%), tendência que se mantém durante o corrente ano”, afirma Roberto Santa Clara, director executivo da AP.

“Por ser no âmbito da formação, por dizer respeito ao destino turístico ‘Madeira’ e por representar uma excelente oportunidade de colaboração com a academia, desenvolvemos este projecto de alma e coração. Estou certo que, através desta ferramenta, os agentes de viagens portugueses actualizarão os seus conhecimentos sobre a Madeira, facto que certamente contribuirá para o crescimento das vendas deste fantástico destino turístico”, refere Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.

O processo formativo está a cargo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). O protocolo que estabelece a parceria entre as três entidades foi assinado a 28 de Junho.