MatchMaking Check-In: cocriar projetos inovadores para o turismo

16-03-2021

Evento digital junta startups e PME do turismo, de 24 e 26 de março.

Ao longo de três dias, 21 startups nacionais e internacionais e 16 PME do setor do turismo vão estar reunidas no evento digital MatchMaking Check-In, que pretende potenciar parcerias para o desenvolvimento de soluções inovadoras e transformadoras para o turismo em Portugal. Promovido pelo Entrepreneurship Hub e pelo Westmont Institute of Tourism & Hospitality da Nova SBE, com o apoio do Turismo de Portugal, o evento decorre entre os dias 24 e 26 de março.

A ideia é construir experiências de turismo mais atuais, mais sustentáveis e mais seguras. E, ao longo do evento, as start-ups e as PME vão realizar mais de 60 reuniões no sentido de potenciarem sinergias. No dia 26, os projetos-piloto vão ser apresentados.

“A inovação e a sustentabilidade têm sido prioridades na estratégia do Turismo de Portugal e são agora fundamentais para a retoma nos próximos anos. Com o apoio ao programa Check-In queremos incentivar e acelerar o processo de adoção de soluções tecnológicas inovadoras pelas empresas, para uma retoma mais ágil e sólida do setor. A tecnologia contribui para criar as condições para concretizar a perceção de segurança sanitária, determinante para gerar confiança no turista e criar experiências fluídas. Contribui igualmente para o conhecimento baseado em dados, decisivo a um desempenho empresarial mais eficiente, tornando as empresas e o destino mais competitivos e sustentáveis no mercado global”, refere Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, em nota de imprensa.

As 21 startups finalistas foram selecionadas de forma colaborativa, por todos os parceiros do programa Check-In, “de forma a garantir uma maior adequação das soluções apresentadas aos desafios das empresas parceiras, bem como, à cultura de inovação necessária ao sucesso das parcerias”, lê-se no comunicado. No total, contam-se 13 startups nacionais, sendo as restantes oriundas de Espanha, Polónia, Canadá, Estónia, Reino Unido, Estados Unidos e Suíça. As áreas de atuação são distintas e prendem-se cm mobilidade e gestão de fluxos de pessoas, serviço de concierge e digitalização da experiência do cliente, ferramentas de realidade virtual e de realidade aumentada, soluções de reconhecimento facial, e monitorização de infraestruturas e eficiência energética.

Mais informações em www.checkinopen.pt.

 

PROGRAMA

24 de março | MEET

9:30-10:00: Sessão de Abertura, com Rita Marques (secretária de Estado do Turismo) e um representante da Nova SBE

10:00-10:30: ‘Portugal a destination of Today and Tomorrow’

10:45-11:45: ‘The continuous innovation’, com Nadim Habib (professor da Nova SBE)

11:45-14h00: Lunch Break

14:00-17:30: 15 minutes briefing from each of the 16 partners

25 de março | FOCUS

9:30-12:30: 30 minutes meetings between startups and program partners

12:30-14:00: Lunch Break

14:00-15:00: ‘How to Maximize Impact?’, com Ricardo Zózimo (professor da Nova SBE)

15:30-17:30: 30 minutes meetings between startups and program partners

26 de março | MAXIMIZE

11:00-16:00: Collaboration Proposals’ Presentation