MICE Business Brasil

18-10-2019

By Rose de Almeida

Rose de Almeida é blogger e empreendedora do setor MICE. É meeting planner na CPL Meetings & Events. Mora em Lisboa e faz a ponte entre Portugal e Brasil promovendo conhecimento, relacionamento e negócios entre os dois países. 

Esqueça o cenário político, as fake news, as diferenças sociais. Concentre-se na criatividade, na simpatia, na diversidade, no verão o ano inteiro, na excelência em serviços e infraestrutura para eventos. O Brasil deve estar na sua lista de destinos para eventos neste e nos próximos anos.

Responsável por 13% do PIB brasileiro, além-mar o segmento de eventos movimentou em 2018 a cifra de R$ 854 biliões de reais, o equivalente a mais de 185 mil milhões de euros, tendo representado uma mais valia também para os setores de viagens, turismo, gastronomia, mobilidade, imobiliário e de lazer.

Ou seja, os eventos são transversais às diferentes atividades económicas e estimula serviços e qualificação de mão de obra de uma indústria limpa e sustentável.

Nos últimos cinco anos idealizei e editei no Brasil o portal e a página MICE Business, oferecendo curadoria de conteúdo sobre o que de melhor a meetings industry realiza em todo o mundo.

E desde que me mudei para Portugal, no princípio deste ano, pensava em apresentar este rico mercado brasileiro de oportunidades, infraestrutura e profissionalismo do segmento MICE tupiniquim ao mercado europeu e buscava um veículo parceiro que partilhasse não só da mesma filosofia ética como também entendesse a relevância do tema e as oportunidades que os eventos representam para os destinos. E assim nasceu esta coluna que agora arranca aqui na Event Point.

A cada semana, aqui na MICE Business Brasil, todas as sextas-feiras, vamos destacar o que vem acontecendo neste setor no Brasil, mostrando companhias, eventos associativos, convention bureaux, ações e pessoas que podem impactar os negócios ou interessar aos empresários europeus que queiram levar os seus eventos para o Brasil. Será um espaço onde todas as pessoas envolvidas com a organização de reuniões, conferências, incentivos, shows, feiras de negócios e eventos, que fazem este negócio acontecer, podem acompanhar a movimentação e os acontecimentos do rico mercado MICE brasileiro, encontrar informações qualificadas sobre o setor, conhecer melhor alguns destinos e entender como as coisas funcionam por lá.

Espero que apreciem a viagem.

Destaques

. Em 2018, o turismo de negócio foi o segundo principal motivo de entrada de estrangeiros no país. Entre os destinos mais procurados estão São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Porto Alegre, todos associados da Unedestinos, entidade que reúne os principais convention bureaux brasileiros.

. Um estudo da ICCA -  International Congress and Convention Association apontou o Brasil como o principal destino latino-americano para a realização de congressos e eventos corporativos. Em todo mundo, o país está entre os 20 destinos mais procurados pelos executivos para a realização de eventos deste tipo, ocupando a 17ª posição. São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu lideram a lista das cidades mais procuradas no Brasil.

. Sabia que existe uma Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, que reúne 29 das mais importantes TMCs (Travel Management Company) do Brasil e que elas representam 80% do movimento deste mercado?

. Numa contundente atuação da ABEAR - Associação Brasileira das Empresas Aéreas, o governo paulista anunciou a redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aeronaves abastecidas em aeroportos de São Paulo. A percentagem caiu de de 25% para 12%.

. Sabia que o Brasil celebra o dia do Profissional de Eventos a 30 de abril? E que a data foi uma conquista da Academia Brasileira de Eventos e Turismo?

. Para atender à grande movimentação de passageiros interessados nos feriados e grandes eventos do segundo semestre de 2019, a GOL acrescentará 345 voos extras à sua operação, oferecendo mais de 64 mil assentos adicionais para Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Navegantes (SC), Porto Seguro (BA) e Belém (PA).

event point turismo de negócios MiCE

. No mês de julho foi lançado o Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes. Desenvolvido pela ABA – Associação Brasileira dos Anunciantes, em parceria com a Q&A Associados, consultoria especializada em gestão de imagem corporativa e reputação, com o apoio da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, o objetivo do documento é promover relacionamento ético e transparente nos negócios realizados entre agências, clientes e fornecedores. O material pode ser baixado gratuitamente neste link.



. O Palácio Tangará, primeiro hotel masterpiece da Oetker Collection na América do Sul e localizado em São Paulo, conta agora com nova diretora de Vendas e Marketing. Ana Luiza Masagão possui 22 anos de experiência em hotelaria e deixou o Royal Palm Hotels & Resorts, onde contribuiu para um crescimento de 30% no faturamento deste último no primeiro semestre deste ano. O hotel oferece agora em outubro o programa “Grupos Fora de Série”, que ofertará benefícios especiais para grupos que solicitem a partir de dez apartamentos no mesmo dia e que sejam confirmados até 15 de outubro de 2019.