O Estádio Municipal de Braga como activo turístico

23-01-2017

Profissionais do turismo visitaram o Estádio Municipal de Braga, no âmbito do programa "Conhecer para melhor Promover".

No âmbito do programa “Conhecer para melhor Promover”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Braga para dar a conhecer a cidade, o seu património e outras actracções, profissionais e empresários do turismo do concelho visitaram o Estádio Municipal de Braga. O equipamento prima não só pela sua utilização desportiva, como pelo seu valor arquitectónico – entrando nos roteiros da arquitectura e engenharia contemporâneas – e pelas suas potencialidades, por exemplo, no segmento dos eventos.

O estádio tem capacidade para 30 mil lugares, em duas bancadas laterais; e se um dos topos é composto por parte da antiga pedreira da encosta do Monte Castro, o outro conta com uma vista privilegiada para o vale do Rio Cávado. O equipamento foi projectado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura (Prémio Pritzker em 2011) e pelo engenheiro Rui Furtado.

“Este é o palco dos jogos do principal clube do Concelho e entendemos que também deve ser explorado como activo turístico”, afirma António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, acrescentando que o equipamento “deve ser valorizado não apenas a sua imponência física mas também pela história, memória e palmarés do Sporting Clube de Braga que está presente no seu museu aqui instalado”.

Participaram nesta iniciativa cerca de duas dezenas de profissionais de vários segmentos, como hotelaria, turismo ou transportes. Para António Barroso, a visita “aprofundar o conhecimento sobre espaços de interesse de Braga, mas também proporcionar networking entre os vários empresários e colaboradores, passando também por um estreitar do relacionamento com os responsáveis pelos espaços visitáveis no sentido de, posteriormente, articularem visitas e pacotes a oferecer a quem nos visita”.