Offshore Wind Energy Experience: de cata-ventos na praia a um passeio de barco no Mar do Norte

03-02-2020

A experiência, organizada pela The Oval Office, venceu o primeiro prémio na categoria Hybrid Event, nos BEA World.
Para celebrar a implementação de mais uma plataforma de energia eólica, a Belgian Offshore Platform (BOP) promoveu uma experiência de comunicação original, a Offshore Wind Energy Experience, de forma a sensibilizar para a importância da energia renovável e também para influenciar a opinião pública de uma forma positiva.


 
A campanha ‘Set sail for the energy of the future’ teve a duração de seis semanas e foi realizada em três passos: ativação de marca, para obter cobertura mediática e o envolvimento dos cidadãos, e para promover uma viagem de barco aos parques eólicos; campanha online, partilhando informação sobre energia eólica e promovendo também a viagem de barco; e a viagem de barco propriamente dita ao Mar do Norte, que teve a duração de dois dias.
 
A primeira iniciativa passou por “plantar” 15 mil cata-ventos na praia de Ostend. Quem por lá passou teve a oportunidade de levar para casa alguns destes brinquedos de papel, que continham um código para a “candidatura” à viagem de barco. Esta iniciativa foi registada pelos órgãos de comunicação social, obtendo 350 mil euros de valor mediático. Quem não “colheu” um dos cata-ventos na costa, teve a oportunidade de participar no concurso através de um quiz online.



Esta iniciativa, que foi amplamente promovida na comunicação social, fez com que o site registasse 21 mil visitas. Concorreram aos passeios de barco mais de cinco mil pessoas, mas só 700 conseguiram usufruir desta experiência.

O vídeo da iniciativa pode ser visualizado aqui.