Pode um centro de congressos acrescentar valor aos membros das associações?

20-08-2019

No coração da proposta de valor das associações está o networking e o desenvolvimento profissional, e os benefícios dessas duas características são muitas vezes a força dos membros.

As reuniões há muito tempo são o método de materialização dessas interações. Até certo ponto, a Internet interrompeu o negócio de reuniões, fornecendo um método alternativo para aceder a esses recursos através de seminários e de cursos online e de plataformas de networking. Provavelmente, também forneceu uma solução para as preocupações ambientais, custos e complicações das viagens. Mas, independentemente da qualidade da tecnologia, as reuniões presenciais ainda são importantes.

Por isso, embora as conferências continuem a ser um pilar dos negócios das associações, a realidade é que elas precisam de maneiras novas e inovadoras de acrescentar valor real às suas reuniões ‑ e elas precisam de ser mais criativas do que nunca a fazê‑lo.

No SwissTech Convention Center oferecemos uma abordagem criativa, ao atuar como parceiro no desenvolvimento do programa ‑ não apenas no venue. Colaboramos de perto com as associações para fornecer um ambiente educacional, desenvolver novos contactos e oferecer uma experiência única para os membros.

Valor único para associações

Muitos argumentam que o papel de um centro de congressos é entregar excelência na gestão de instalações e conferências e garantir que o seu destino seja uma prioridade para as atividades “after hour”. No SwissTech Convention Center, com sede na universidade, nas margens do Lago de Genebra, na Suíça, desenvolvemos o nosso USP [Unique Selling Proposition] independentemente desses elementos discutíveis. Desempenhamos um papel ativo no acesso a conhecimento e talento às associações em campos relevantes.

Com mais de 350 laboratórios e grupos de pesquisa no campus, a EPFL (École Polytechnique Fédéral de Lausanne) é uma das instituições científicas mais inovadoras e produtivas do mundo. Dezenas de startups e multinacionais no campus e na área complementam o ambiente universitário e o centro de congressos é um lugar excecional para reunir e trocar ideias.

Por um lado, identificamos ativamente associações relevantes que podem beneficiar de uma estreita cooperação com os especialistas ‑ alguns dos cientistas mais respeitados do mundo ‑, localizados no nosso campus, para desenvolver os seus programas. Em complemento a isso, a nossa divulgação ativa junto dos nossos professores, que são membros de numerosas associações, permite‑nos ajudar a fazer combinações prováveis, com o objetivo de criar reuniões que tenham valor único e duradouro.

Integramos nas reuniões estudantes de todos os níveis, de programas de bacharelato a doutoramento, proporcionando às associações acesso aos seus futuros membros. Ajudamos a criar sessões especiais de networking ‑ uma espécie de “speed dating” ‑, para incentivar e criar aqueles momentos inesperados em que os relacionamentos se formam.

Estas alianças, que apoiam os pontos fortes dos centros de congressos, podem fazer a diferença para as associações na sua busca para identificar venues que possam oferecer valor adicional. A SwissTech tornou‑se recentemente membro da Energy Cities Alliance ‑ um restrito grupo de destinos com economias de energia significativas, com a intenção de atrair reuniões associativas relacionadas com energia. Embora o nosso destino não seja considerado uma cidade da energia, como um parceiro de conhecimento e pesquisa, graças à nossa localização no campus da EPFL, podemos oferecer às associações acesso à experiência em soluções tradicionais de energia e energia sustentável, que é uma forte oferta no campus da EPFL.

Valor para patrocinadores e expositores de associações

Não só as associações têm acesso direto ao conhecimento e ao talento dos alunos, como esse acesso pode ser um bom incentivo para os parceiros das associações e para os apoiantes da indústria. Que melhor lugar para caçar talentos do que durante um evento de pessoas com ideias semelhantes, sob um único teto? A indústria gasta tempo e dinheiro significativos em recrutamento e as associações têm uma excelente oportunidade de posicionar as suas reuniões como plataformas confiáveis para complementar esse esforço.

Os Centros de Congressos podem desempenhar um papel importante trazendo mais valor às associações, observando o que elas e a sua comunidade podem oferecer além de locais majestosos, um suprimento saudável de quartos de hotel e um venue bem equipado e flexível. As conferências estão intimamente relacionadas com as indústrias e tendem a procurar venues onde essas indústrias estejam localizadas. O mesmo pode ser feito com as associações. Ao visar as associações que combinam com as forças económicas locais, regionais ou nacionais, e ao gerar oportunidades de acesso ao conhecimento na economia, os centros de congressos podem criar uma situação de ganho mútuo para todos os seus stakeholders.

Julianne Jammers, Membro da AIPC ‑ International Association of Convention Centres e Diretora Executiva do SwissTech Convention Center