Portugal entre os 80 países isentos de visto para entrar no Qatar

11-09-2018

O Qatar tornou-se no país mais aberto do Médio Oriente, no que toca à facilitação de vistos, segundo a Organização Mundial de Turismo.

O Qatar deixou de exigir visto prévio a cidadãos de 80 países, entre os quais está Portugal. O Qatar, que vai receber o Mundial de Futebol em 2022, tornou-se no país mais facilitador de vistos do Médio Oriente e o 8º no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Turismo.

O visitante vai receber, sem custos, a autorização de entrada à chegada ao país, mas precisa de apresentar um passaporte válido por seis meses, no mínimo, a partir da data de entrada e um bilhete de saída confirmado. A validade da autorização depende da nacionalidade. Portugal está entre os 33 países que podem pedir visto para uma estadia de 90 dias, com entradas múltiplas durante 180 dias.

Com esta medida, o Qatar tornou-se no país mais facilitador do Médio Oriente e o oitavo no mundo, segundo o ranking sobre a facilitação de vistos da Organização Mundial do Turismo. Além de permitir a entrada de cidadãos de 80 países sem vistos e sem custos, o Qatar introduziu uma plataforma online para tornar o processo dos vistos electrónicos mais eficiente e transparente e um visto de trânsito gratuito de 96 horas, duplicando o tempo que os passageiros em escala podem permanecer no país.

A Organização Mundial do Turismo, que mede a mobilidade dos cidadãos baseada na sua habilidade de viajar sem contratempos para outros países, indica que, desde a introdução destas medidas, as chegadas de cidadãos oriundos da Índia aumentaram 18%, tal como da China (43%) e da Rússia (366%) – países que agora não necessitam de visto para entrar no Qatar.

“Abertura e facilidade de acesso são cruciais para a experiência do visitante. Assumimos o compromisso de torná-la numa experiência perfeito, mesmo quando os visitantes estão a preparar a sua viagem. Vamos continuar a trabalhar com os nossos parceiros na simplificação dos processos de imigração nos pontos de entrada no Qatar e também para garantir que todos os vistos de visitantes e os procedimentos são electrónicos”, referiu Hassan Al Ibrahim, presidente da Autoridade do Turismo do Qatar.