Portugal reeleito para o Conselho Executivo da OMT

29-05-2019

Portugal foi reeleito para um segundo mandato no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). Portugal renovou assim a presença no órgão de direção da OMT, depois da votação que decorreu na 64ª Reunião da Comissão para a Europa da OMT, em Zagreb, na qual obteve 29 votos.

A reeleição de Portugal para o Conselho Executivo da OMT, que foi objeto de uma longa e intensa campanha diplomática e conseguida num pleito muito disputado, reconhece a afirmação internacional e o reconhecimento da estratégia que Portugal está a desenvolver no turismo”, lê-se no comunicado da Secretaria de Estado do Turismo, que lembra também a eleição de Portugal, pelo segundo ano consecutivo, como o Melhor Destino do Mundo.

“Portugal tem sido utilizado pela OMT como exemplo de país em que o turismo tem sido um instrumento essencial para o crescimento económico, criação de emprego e captação de investimento”, acrescenta a entidade, que recorda também que Portugal foi o país escolhido pela organização para iniciar a rede internacional de academias de formação no turismo e para realizar o primeiro Mayors Forum da OMT, que abordou os desafios da sustentabilidade do turismo nas cidades. 

O Conselho Executivo é o órgão máximo da OMT e define as prioridades de intervenção e o plano de atividades da organização. Portugal, que tem agora um mandato de quatro anos, faz parte da OMT desde 1976, foi eleito pela primeira vez para o Conselho Executivo em 1985 e, mais tarde, em 2005, sendo esta a primeira reeleição consecutiva.