Primavera BSS implementa sistema de Business Analytics da Europalco

22-08-2018

O testemunho de Ângela Brandão, vice-presidente da Primavera BSS, focado na gestão das pequenas e médias empresas.
Com soluções de gestão utilizadas diariamente por mais de 27.000 empresas das mais diferentes áreas de actividade, incluindo a organização de eventos, a Primavera BSS é a responsável pelo novo sistema de Business Analytics da Europalco. A propósito desta experiência recente, recolhemos o testemunho de Ângela Brandão, Vice-Presidente da Primavera BSS, para percebermos os desafios que o sector coloca e que podemos esperar no futuro próximo.
 
Em que áreas do software de apoio à gestão antecipa mais profundas transformações nos próximos anos?
 
Os negócios, as empresas e as soluções de gestão tradicionais são cada vez mais geradores de um enorme volume de dados, muitas vezes pouco estruturados, algo que designamos mais recentemente de big data. Este é talvez o principal desafio dos próximos anos, ou seja, conseguir que as empresas tirem partido destes dados, transformando-os em informação com valor para a tomada de decisões. Se há alguns anos este era um desafio quase exclusivo das grandes empresas, hoje é também uma necessidade crescente no tecido das pequenas e médias empresas que não pode ser desvalorizado. O conhecimento profundo da organização, obtido através de ferramentas de análise de dados, pode influenciar directamente o crescimento e a competitividade das empresas, podendo até determinar a sua sobrevivência no mercado.
 
Que características identifica neste sector dos eventos e que constituíram os vossos maiores desafios?
 
A velocidade de decisão é crucial para o sucesso de qualquer negócio. No sector dos eventos, empresas como a Europalco têm que ser capazes de realizar uma avaliação rápida dos pedidos dos clientes e assegurar que reúnem as condições para responder positivamente às oportunidades. São projectos em que o mais pequeno pormenor é relevante para o sucesso, pelo que é necessário garantir que todas as condições logísticas e humanas estão reunidas no momento exacto. A solução de Business Analytics da Primavera permitiu responder exactamente a este desafio, disponibilizando em tempo real a informação sobre os recursos disponíveis, eventos similares já realizados e outros dados relevantes de uma forma ágil e estruturada.
 
Foi necessário desenvolver módulos personalizados do vosso software para a Europalco?
 
Além da solução standard disponibilizada, que incorpora um conjunto de indicadores e dashboards inerentes a qualquer empresa e sector, foi desenvolvida uma solução específica que acrescenta um conjunto de métricas e indicadores alusivos aos processos concretos e exclusivos do negócio da Europalco, permitindo aos diversos decisores obter análises relevantes e em tempo real que apoiam a tomada de decisões. 
 
Pode dar exemplos dos ganhos obtidos?
 
A solução de Business Analytics, através da interface web, permitiu de uma forma fácil e centralizada aceder a informação relevante, como por exemplo disponibilidade de equipamentos e recursos em real-time, a partir de qualquer local ou dispositivo (tablet, telemóvel ou laptop). Esta facilidade de acesso à informação constituiu o principal benefício para a Europalco. Além disso, destacaria também o acesso comparativo a rácios e indicadores relevantes para o negócio, a partir de fontes de dados externas.  
 
A ideia foi integrar vários sistemas numa só plataforma?
 
Exactamente. Nesta fase, os sistemas sobre os quais o Business Analytics está a consumir informação são os diversos módulos do ERP Primavera (Vendas, Tesouraria, Inventário, Recursos Humanos, entre outros), a plataforma da informaDB e ainda outras fontes de dados departamentais. A integração dos dados provenientes das diversas fontes permite obter informação mais estruturada e garantir um suporte mais rápido à decisão.
 
Como resumiria este projecto com a Europalco?
 
Estas soluções destinam-se a apoiar as decisões mais importantes do negócio, pelo que devem ser as funções de gestão, como CEOs e directores, os principais utilizadores e promotores deste tipo de tecnologia nas empresas, assegurando assim maior competitividade através da transformação digital das suas organizações. Por isso, gostaria de destacar como muito positivo, e factor crucial de sucesso, o envolvimento da equipa de gestão de topo da Europalco na definição e acompanhamento ao longo de todo o projecto. Este foi realmente um factor diferenciador que teve um impacto muito directo no sucesso do projecto.