Quer ser produtivo? Faça um intervalo
31-05-2017
Uma paragem numa reunião para tomar um café e descansar um pouco é obrigatória para que o encontro tenha sucesso. E se o intervalo fosse repensado para maximizar o resultado dos trabalhos?
Qualquer reunião minimamente produtiva tem que contar com intervalos regulares, que nunca devem ter lugar mais de 90 minutos depois do início. Normalmente esse tempo, 15 a 30 minutos, é aproveitado para tomar um café, comer qualquer coisa ou ver o e-mail. E se fosse possível transformar estas paragens em algo divertido que ajudasse os participantes e estar mais concentrados nos trabalhos que se seguem?
A revista Forbes compilou uma série de dicas para melhorar a produtividade em reuniões e entre elas está “entretenimento” como parte do programa, mas há quem fale em levar estas ideias também ao “coffee break”. Ficam algumas sugestões para que o intervalo sirva, de facto para relaxar os participantes, inspiradas num trabalho do site Meetingsnet.
1 – Caminhar. O movimento ajuda descansar dos trabalhos e há mesmo quem defenda que as próprias reuniões devem ser feitas enquanto se caminha, como advogava Steve Jobs, fundador da Apple.
2 – Servir chá e café que ajude os participantes a recuperar dos trabalhos e a ganhar energia.
3 – Arranjar um momento de comédia ou entretenimento durante o intervalo.
4 – Encorajar as pessoas a sair para o exterior, durante o intervalo.
5 – Entregar aos participantes algum material inspirador para ler neste intervalo de tempo.
6 – Oferecer chocolates. É uma forma garantida de aumentar a energia e concentração na reunião.
É bem conhecido que as melhores ideias surgem muitas vezes quando menos se espera, num estado mais relaxado. Ou seja, os intervalos são quase tão importantes como o evento em si. Por isso, não deixe de aproveitar o descanso.