Rock in Rio Lisboa lança colecção de copos reutilizáveis

13-06-2018

Na oitava edição do Rock in Rio Lisboa, que decorre nos dias 23, 24, 29 e 30 de Junho, no Parque da Bela Vista, os copos de plástico descartáveis vão ser banidos e substituídos por copos reutilizáveis. Para combater o desperdício de recursos e estimular a reutilização e o coleccionismo, o festival lançou uma colecção de 10 modelos de copos, com imagens e medidas diferentes.

Os copos, inspirados no movimento Pop Art, vão ser oferecidos aos festivaleiros e quem os reutilizar vai ter um desconto na bebida, além de que no final do evento podem levar os copos para casa. Esta medida está integrada no compromisso “Por um Mundo Melhor”, que visa reduzir o impacto ambiental do festival.

“Em 2008, ano em que o Rock in Rio formalizou a parceria com a Sociedade Ponto Verde, começámos a contabilizar os resíduos encaminhados para reciclagem. No total destas cinco edições reciclámos, já, mais de 174 toneladas de plástico, latas e ECAL (tetrapak), o que representa uma média de 34 toneladas por edição, sendo a maioria resíduo plástico”, refereRoberta Medina, em nota de imprensa.

A vice-presidente Executiva do Rock in Rio acrescenta: “Na última edição de Lisboa valorizámos e reciclámos 100% dos resíduos. Ou seja, apesar de já apresentarmos uma excelente taxa de reciclagem e valorização, ao adotarmos esta medida dos copos reutilizáveis para consumo de bebida dentro do recinto poderemos, também, diminuir significativamente os resíduos produzidos, enquanto incentivamos o nosso público para uma atitude mais sustentável.”

No âmbito do compromisso “Por um Mundo Melhor”, foi também anunciado o projecto ‘Está Tudo Conectado’, desenvolvido em parceria com a Liga para a Protecção da Natureza e que visa mostrar como a floresta está presente nas acções do quotidiano. Uma campanha nacional de sensibilização, uma plataforma online com iniciativas pela preservação da floresta, leilões de artigos de artistas e a venda de pulseiras são algumas das iniciativas previstas.