Seis cidades japonesas em exposição na IT&CM Asia 2018

23-07-2018

Fukuoka, Nagasaki, Hiroshima, Osaka, Sapporo e Kobe vão estar representadas no evento, que decorre em Banguecoque, de 18 a 20 de Setembro.

Fukuoka, Nagasaki, Hiroshima, Osaka, Sapporo e Kobe são as seis cidades japonesas que vão estar em destaque na área de exposição do Japão na IT&CM Asia 2018, que vai ter lugar em Banguecoque, de 18 a 20 de Setembro. O país continua a afirmar-se no sector MICE e vai apresentar-se com mais espaço no evento.

“Além da excepcional hospitalidade, cultura e padrões de serviço, pelos quais o país é reconhecido, o Japão tem várias cidades com características especiais para diferentes tipos de eventos de negócios, o que acaba por determinar a sua oferta MICE”, considera Darren Ng, director executivo da TTG Asia Media, que organiza o evento.

Com 414 eventos realizados no ano passado, o Japão ocupou a sétima posição do ranking por países da ICCA – International Congress and Convention Association, liderando a participação asiática na lista. A comitiva japonesa presente na IT&CM Asia, que vai contar também com a JTB Corporation, que serve a indústria do turismo do Japão, reforça a determinação do país em manter a onda de crescimento na indústria. Fukuoka, Osaka e Sapporo já estão familiarizadas com o evento, enquanto os restantes destinos vão estrear-se em Banguecoque.

 

eventpoint revista magazine eventos mice meetingsindustry exhibitions events

 

Fukuoka

Das seis cidades participantes, Fukuoka é a segunda cidade japonesa a acolher o maior número de conferências internacionais – o que acontece há oito anos consecutivos. Conta com uma economia local próspera, o que atrai um número crescente de associações e congressos internacionais.

“Os programas MICE de Fukuoka são pensados para oferecer aos clientes um conjunto de serviços de apoio para que possam personalizar os seus itinerários e a gestão dos eventos. As nossas capacidades ‘one-stop’ ajudam a construir uma ligação com a economia local para organizar visitas a locais de interesse e programas de intercâmbio. Uma das formas de promoção eficaz do destino tem sido através de FAM trips que temos organizado com a IT&CM Events e que vão continuar a ser feitas este ano”, refere Izumi Shimada, director de Vendas e Desenvolvimento de Negócios do Fukuoka Convention & Visitors Bureau.

 

Nagasaki

Cidades como Nagasaki beneficiam com este crescimento geral. A cidade tem conseguido atrair eventos de negócios internacionais, tendo acolhido em 2016 a conferência sobre as questões do desarmamento das Nações Unidas.

“Nagasaki fornece subsídios para organizarmos convenções para promovermos a nossa oferta MICE, mas também somos parceiros de Fukuoka com itinerários versáteis, ideais para viagens de incentivo e team building aos nossos locais Património Mundial, estimulando em simultâneo o turismo”, sublinha Hiroyuki Noda, MICE Promotion Manager, do departamento de Promoção e Vendas da Nagasaki International Tourism and Convention Association.

 

Hiroshima

A nova cidade a dar cartas no sector MICE é Hiroshima, que apontou a região Ásia-Pacífico como mercado-alvo. A cidade acolhe as indústrias automóvel e aeroespacial, que se encontram em expansão, e também atrai bastante turismo e um número alargado de eventos domésticos e internacionais na área da Biologia, por exemplo.

“Esperamos mostrar aos buyers um entendimento profundo do que Hiroshima tem a oferecer como destino MICE. Modificámos o nosso programa de subsídios, para que melhor se adapte às necessidades das convenções internacionais, e estamos a trabalhar em estreita colaboração com os ‘actores’ locais para conseguirmos atrair mais eventos de negócios e viagens de incentivo para a cidade”, explica Kazuhiro Tsuji, Chief Supervisor do Hiroshima Convention & Visitors Bureau.

 

Osaka

Osaka encontra-se na segunda maior região de negócios do Japão, Kansai, que viu nascer marcas como a Suntory, Asahi Kasei, Takeda Pharmaceutical, Sharp ou Panasonic. Muitas empresas, universidades e institutos de investigação estão situados neste ‘hub’ regional, que se assume como um centro inovador para empreendedores e startups.

“Osaka tem-se reinventado para atrair visitantes, especialmente com a formação da Osaka MICE Business Alliance, uma parceria entre o ‘bureau’ e as organizações privadas do sector. A aliança pretende melhorar a competitividade no que toca aos eventos de negócios e também promover as infra-estruturas e as vantagens da cidade. Estamos também a trabalhar com a IT&CMA para organizar uma FAM trip para buyers no final do ano”, conta Asako Shiomi, Deputy Manager do departamento de Promoção MICE do Osaka Convention and Tourism Bureau.

 

Sapporo

Sapporo é conhecida pela cerveja e por ser um destino de Inverno de excelência, mas é também um dos distritos japoneses especializados em Tecnologias de Informação e uma ‘City of Media Artes’, como designado pela rede de Cidades Criativas da UNESCO. A região ocupa 20% do território japonês, com apenas 5% de população, o que faz da ilha ‘intocada’ pelo turismo intensivo e pioneira na especialização de produção e auto-suficiência alimentar local, agricultura, medicina ou ciências veterinárias.

“O Sapporo Convention Bureau e a TCEB tem vindo a desenvolver uma relação de trabalho próxima, desde 2013, levando a muitas experiências frutíferas, ideias frescas e novas perspectivas através da nossa participação na IT&CMA. Os nossos actuais objectivos para a região Ásia-Pacífico passam pela ASEAN, Australasia e pelo acolhimento de grandes jogos do Campeonato do Mundo de Rugby em 2019. Por isso, temos vindo a trabalhar na reorganização dos nossos recursos MICE locais, venues e atracções, e programas de apoio”, frisa Ayako Kurosawa, Coordenadora de Incentivos do Sapporo Convention Bureau.

 

Kobe

Kobe teve um importante papel na modernização do Japão, servindo como porto principal e liderando a especialização industrial em maquinaria e metalurgia. Nos últimos anos, a investigação no campo da medicina regenerativa e os centros de pesquisa de redução de risco de desastres criaram raízes na cidade. Os visitantes podem apreciar a mundialmente famosa carne de Kobe e outras atracções e experiências, como cruzeiros e visitas a cidades de águas termais ou a instalações de pesquisa.