SET quer clarificação das regras para o setor dos eventos

13-07-2020

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, marcou presença na segunda edição do APECATE Day e anunciou novidades para o setor dos eventos.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, admite que está a ser feito “um grande esforço” para se ir mais longe na clarificação das regras para a realização de eventos neste contexto de pandemia da covid-19. O trabalho está a ser desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de definir protocolos claros para serem colocados em prática. O objetivo é promover a confiança de todos os intervenientes. Outra das novidades transmitidas durante o APECATE Day, que se realizou a 10 de julho, prendeu-se com a disponibilização do selo Clean & Safe às empresas de organização de eventos e congressos. Rita Marques anunciou ainda a criação de uma linha especifica para os organizadores de eventos dando “destaque às pequenas e médias empresas que estão com a sua atividade fortemente impactada tendo em conta que os eventos estão a realizar-se de uma forma ainda muito hesitante face aquilo que conhecíamos numa realidade passada”. Esta linha vai ser gerida pelo Turismo de Portugal. A linha, sublinhou a governante, “vai ter várias modalidades e gostaria de destacar uma delas que me parece especialmente importante e que, de alguma forma, vai compensar as empresas que organizam eventos pela falta de receita associada à bilheteira. A ideia aqui é a linha, de alguma forma, financiar os lugares que ficam vazios para preservarmos as distâncias físicas". Durante o mês de julho toda a informação e acesso a esta linha de financiamento estará disponível, avança Rita Marques.

António Marques Vidal, presidente da APECATE, refere "a nossa grande luta é conseguir ter um registo para este setor que nos permita ter informações e dados para o tornar mais forte. Outra grande luta tem sido pedir coordenação no setor para que as normas e procedimentos criados para a cultura e restauração possam também ser aplicados no setor dos eventos. É necessário simplificar e criar objetivos para ganhar. Somos o setor que trabalha a emoção, o detalhe, a experiência. Construímos programas diferenciadores. Apesar do setor estar a arrancar muito devagar, dá passos seguros e consistentes em direção ao futuro."

No evento, que decorreu no Altice Forum Braga, estiveram presentes ainda o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. Este último lembrou a necessidade de existirem respostas adicionais para as empresas de eventos, de forma a que a retoma da atividade se faça o mais rapidamente possível.

O APECATE Day não ficou concluído sem mostrar algumas das atividades que podem ser feitas na região do Minho. Assim, os participantes rumaram até Ponte da Barca para a realização de algumas atividades de lazer, demonstrando que as empresas que prestam serviços de animação turística se encontram preparadas para receber turistas nacionais e internacionais em total segurança e no cumprimentos das medidas de segurança e higiene promovidas pela DGS.