Smart Travel regressa em dezembro e aposta no digital

11-11-2020

O evento vai decorrer de 3 a 5 de dezembro e vai refletir sobre o turismo inteligente.

O Smart Travel está de regresso em dezembro, entre os dias 3 e 5, em formato online. O evento internacional, que se dedica a refletir e debater as cidades inteligentes e o turismo inteligente, vai focar-se nesta edição a temas como as mudanças impostas pela pandemia e as consequências para as cidades, residentes, visitantes e negócios.

A pandemia obrigou o evento a adaptar-se. Este ano, vai realizar-se num modelo online, com uma plataforma de debate dinâmica, “colocando em escaparate cidades, destinos e produtos de todo o mundo”, refere a organização, em nota de imprensa. Durante os três dias de evento, haverá transmissão via streaming em diversas plataformas digitais.

O Smart Travel 2020 vai contar com a participação de diversos especialistas internacionais, que vão abordar vários tópicos: os casos de estudo do Manifesto Market (Martin Barry), a resiliência de Milão (Piero Pelizzaro), as ‘cidades 15 minutos’ e o caso de Paris (Carlos Moreno), as viagens internacionais e os impactos no setor (Dimitrios Buhalis), as lições apreendidas com outras ocorrências (Inga Hlin Palsdottir), o caso de estudo e a estratégia de turismo inteligente da cidade de Tequila (Federico de Arteaga Vidiella), as relações entre o ocidente e a China em tempos delicados (Sasha Qian), e os fatores que fazem a diferença na hora de escolher um destino seja para viver ou visitar (Jonathan Reichental), entre outros.

 

eventpoint eventos events destinos destinations turismo tourism smarttravel

 

A nível nacional, o destaque vai para os territórios de baixa densidade e ilhas, promovendo uma reflexão no sentido de garantir qualidade de vida a quem procura um novo destino para viver e trabalhar. Também a cultura, o empreendedorismo e a sustentabilidade vão ser também tópicos em análise, com a participação de Joana Monteiro (diretora do Museu de Lisboa), Nélson Rosado (músico), Renato de Castro (CEO da SmartUp), Hugo Marcos (secretário-geral do Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo)e Pedro Rego (fotógrafo de natureza).

A primeira edição do Smart Travel decorreu em 2014, com mais de 60 oradores e cerca de 900 participantes ao longo dos quatro dias de evento, que contou com conferências, workshops e visitas pela região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Bragança assumiu o evento nos anos seguintes, como parte integrante da sua estratégia de Smart Cities. Até à sexta edição, em 2019, o evento apresentou mais de 250 oradores e teve uma audiência superior a três mil pessoas.

Participam nesta edição as cidades de Bragança, Porto, Vizela, Caldas da Rainha, Atenas, Tequila, Paris, Pequim, Milão, entre muitas outras. Mais informações em www.smartravel.pt.