Sustentabilidade traduz-se em eficiência e reputação

26-02-2018

Os eventos mais sustentáveis são os mais eficientes e os que geram maior reputação, estimulando mentalidades mais focadas nas necessidades das gerações futuras.

A sustentabilidade é uma tendência actual e está no topo das prioridades das organizações mais atentas. Organizar um evento sustentável não é apenas mais uma moda, pois está comprovado que a adopção de medidas mais sustentáveis não só reduz o impacte ambiental, mas também potencia a satisfação, segurança e bem‑estar de todos os intervenientes. Além disso, a sustentabilidade é um facilitador para a identificação de oportunidades de melhoria. Reduzindo o desperdício de recursos naturais, de materiais utilizados e fomentando a fidelização de participantes e espectadores e aumentando consequentemente a sua reputação, possibilita a atracção de maiores investimentos e patrocínios. Enumeram‑se quatro razões para tornar os eventos mais sustentáveis:

Benefícios sociais: Se planeado e implementado cuidadosamente, um evento providenciará benefícios para a região, criando postos de trabalho, encorajando o investimento local, envolvendo as pequenas e médias empresas (PMEs) e poderá promover melhor condições de trabalho e inclusão social. Um evento poderá também actuar como catalisador de encorajamento de aplicação de práticas sustentáveis para a região.

Reputação positiva: o facto de promover um evento social e ambientalmente responsável irá incrementar a imagem positiva da marca do evento. Irá atrair público cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, para que gerações futuras possam atender às suas próprias necessidades. O facto de atrair mais público/ participantes para o seu evento, poderá estar implícita a atracção de novos parceiros e novos patrocínios. Potencialmente irá atrair e captar a maior atenção dos media, sendo um veículo rápido e eficaz de promoção do evento e de medidas mais sustentáveis.

Sensibilização e impulsionador da mudança: Os eventos são excelentes veículos de comunicação e são uma excelente oportunidade de consciencialização para a adopção de medidas mais sustentáveis. Tendo ainda a vantagem de que as pessoas envolvidas no evento se encontrarem num estado de espírito favorável à assimilação da mensagem. A prática sustentável irá servir de inspiração para o emprego de acções mais responsáveis induzindo assim à percepção do seu impacto relativamente aos aspectos ambientais e sociais no seu dia a dia. Para além disso, o facto de optar por medidas mais sustentáveis irá promover o desenvolvimento de tecnologias e técnicas inovadoras orientando para um uso mais eficiente de recursos e amelhoria da experiência das partes interessadas.

Vantagens financeiras: monitorizar e reduzir o consumo de recursos hídricos e energéticos, reduzir a produção de desperdício, optar por produtos e serviços locais e gestão do risco são algumas das medidas que poderão contribuir para redução de custos. Um olhar mais atento permitirá identificar e avaliar situações de risco, possibilitando a mitigação dos mesmos e traduzindo‑se em vantagens financeiras. O investimento de recursos (financeiros ou humanos) em novos serviços ou em novos equipamentos, aplicando os princípios de sustentabilidade, irá certamente percecionar poupanças imediatas.

Organizar um evento mais sustentável é um processo interactivo e constante em todo o ciclo de vida do evento, desde a conceptualização, ao planeamento, captação, implementação, monitorização e até ao seu fecho. Se decidir integrar a sustentabilidade no seu evento, então garanta que o faz com antecedência face à data prevista para a realização do evento. Desenvolva uma estratégia consolidada e ambiciosa, no entanto sempre com consciência dos limites de recursos humanos, financeiros e temporais. Se não for possível implementar uma ou outra medida nesta edição, não se preocupe, na próxima terá oportunidade.

 

Por Joana Arantes da Silva
Coordenadora de Produto na SGS Portugal