TAP cria pontes para Madrid e reforça a aposta nos EUA e Brasil

14-08-2019

São várias as novidades no plano de rota para 2020, apresentado pela companhia aérea portuguesa.

A TAP definiu o plano de rota para 2020. E entre as novidades estão o reforço da aposta nos Estados Unidos e no Brasil, as novas pontes aéreas entre Lisboa e Madrid e entre o Porto e a capital espanhola, o novo Airbus A321neo Long Range para a operação em Moscovo, as frequências diárias para Telavive, a suspensão da operação em London City e a ambição de mais crescimento e novos produtos para o verão de 2020.

O crescimento no número de lugares disponíveis tem sido notório: em 2018, a companhia aérea disponibilizou mais 12% de lugares e, este ano, a capacidade oferecida já aumentou 9,3%. Para o próximo ano, a companhia aérea pretende consolidar e crescer.

A aposta nos Estados Unidos é para continuar em 2020, com quatro voos diários para Nova Iorque – as frequências diárias entre Lisboa e Nova Iorque duplicam e os voos para Newark, a partir de Lisboa e dos Porto, passam a ser diários –, as novas rotas para Washington D.C. e Chicago passam a ter voos diários e Miami passa a receber dez voos por semana, em vez dos atuais sete.

Com os voos do novo Airbus A321LR, a operação para o Brasil vai ser reforçada: com mais frequências para as cidades de Natal e de Belém, aumentando de três para cinco os voos semanais para cada um dos destinos do Nordeste brasileiro.

Em comunicado, a TAP anunciou também que, entre 2017 e 2018, registou um aumento de 20% em número de passageiros no Porto, ultrapassando pela primeira vez a marca dos dois milhões. Prevêem-se números positivos também este ano, já que, entre janeiro e julho, já foi registado um aumento de 11%.

Com estes números, a TAP vai implementar ajustes na rede do Porto em 2020, suspendendo as ligações a Barcelona e Lyon e lançando uma ponte aérea com Madrid, que vai ter seis frequências diárias, mais do dobro da oferta atual. Além disso, vão ser aumentadas as ligações entre o Porto e o Funchal, com mais um voo diário, e criada uma quarta frequência semanal Porto-São Paulo. A ponte aérea a jato para Lisboa vai passar a ter mais uma frequência diária.

O aumento do número de passageiros também continua a subir em Lisboa: entre 2017 e 2018 aumentou 8% e já este ano regista um crescimento de 6%. Em Lisboa, a capacidade dedicada a Estugarda, Colónia e Basileia vai ser redirecionada para outros mercados. Vão ser criadas uma nova ponte aérea com Madrid e uma nova rota para Santiago de Compostela, além do reforço de outras ligações a Espanha: Barcelona (que passa a ter sete voos diários), Bilbau, Valência, Málaga (que passam a contar com três frequências diárias) e Sevilha (com quatro voos diários). Também Casablanca vai contar com mais uma frequência diária e Telavive passa a contar com dois voos diários. Com o A321LR, a TAP também passa a voar para Moscovo.

A TAP anuncia ainda a suspensão da operação em London City, “devido às incertezas de procura por parte dos clientes, associada ao Brexit, e pelos resultados abaixo do esperado nesse mesmo mercado”, lê-se na nota de imprensa.