Tendências em 2019? A IBTM World perguntou a especialistas

17-10-2018

A meetings industry está em permanente evolução, com novidades dentro e fora do sector. Com tantas novas tendências, como escolher aquelas que podem tem mais impacto nos negócios ou eventos? A IBTM World, que se vai realizar de 27 a 29 de Novembro, em Barcelona, perguntou a quatro especialistas do sector qual a tendência dos principais eventos para 2019.

Responderam à questão da IBTM World Andy Johnston (business development director, corporate & events, da PRG UK Ltd), que é orador convidado na sessão “O que podemos esperar dos eventos do futuro?”; Ali Turner (managing director da Eight PR & Marketing), que vai apresentar o relatório sobre as tendências da indústria da IBTM World 2018; Danny Stevens (CEO da fielddrive), que na sua sessão vai abordar como o reconhecimento facial nos eventos pode adicionar valor, mais segurança e maior envolvimento dos participantes; e também Corbin Ball (fundador da Corbin Ball Associates e presidente do painel de jurados do IBTM World Tech Watch Award), que vai falar sobre o impacto da realidade virtual e da realidade aumentada no futuro dos eventos.

 

eventpoint revista magazine tecnologia eventos events meetingsindustry mice

Andy Johnston

“Usar ‘live video mapping’ e tecnologia de drone e câmara, que alimente directamente servidores ‘media’ para apresentações imersivas, vai tornar-se a grande novidade na tecnologia de eventos. Estas apresentações podem envolver completamente as audiências, ou também podem ser usadas apresentações a 270 graus, para alcançar efeitos imersivos impressionantes. Esta tecnologia transforma espectadores passivos em participantes numa sessão, não deixam de estar apenas a assistir à apresentação, mas tornando-se parte dela. Por isso, é fácil de ver como a mensagem que se quer passar se torna mais poderosa quando se usa a tecnologia imersiva.”

 

eventpoint revista magazine tecnologia eventos events meetingsindustry mice

Ali Turner

“O tema do IBTM World Trends Report 2018 é ‘tudo muda, tudo permanece o mesmo’ e eu acredito que isso vai continuar em 2019. Uma das áreas mais interessantes nos negócios globais, e a sua interacção com o sector dos eventos, é a combinação das principais indústrias. Um excelente exemplo disso é a FinTech, a combinação de serviços financeiros e tecnologia, mas 2019 pode ver o estabelecimento, por exemplo, de AutoTech, a mudança para condução e transporte digitalizado, ou de PharmaTech, onde a Internet das Coisas se encontra com o auto-diagnóstico e tratamento. No que toca às reuniões e eventos, isto são boas notícias; novas indústrias criam novos eventos, sejam eles associativos, convenções ou congressos, novos produtos levam a novos lançamentos de produtos, e nós vamos continuar a ver o nosso grande impacto no conhecimento económico global que vai apoiar esta convergência. Resumindo, se os negócios forem bons e dinâmicos, estaremos bem.”

 

eventpoint revista magazine tecnologia eventos events meetingsindustry mice

Danny Stevens

“Em 2019, a principal mudança vai ser na forma como os organizadores de eventos vão gerir o check-in nos eventos usando o reconhecimento facial. Já este ano notámos que os organizadores de eventos estão interessados nesta tecnologia e estão ansiosos por testá-la em muitos eventos. O reconhecimento facial para eventos é o método mais rápido de check-in, é seguro e impressiona os participantes logo desde o início do evento. Minimiza as acções dos participantes numa fila (por exemplo, procurar por documentos impressos ou no telefone) e é a melhor maneira de acelerar a recepção aos participantes. Não são necessários emails de confirmação, bilhetes ou códigos de barras. Os participantes só têm de sorrir para a câmara. A tecnologia de reconhecimento facial tem um potencial de grande desenvolvimento e a fieldrive está a integrar o reconhecimento facial com a HoloLens para futuras aplicações em segurança e controlos de acesso.”

 

eventpoint revista magazine tecnologia eventos events meetingsindustry mice

Corbin Ball

“Penso que a principal tendência na tecnologia de eventos para 2019 passa pelos avanços significativos em integração e análise de dados por parte dos fornecedores de tecnologia de eventos. Grandes empresas como a Cvent e Aventri estão a fazer avanços substanciais na integração da sua larga gama de produtos, enquanto empresas mais pequenas, ‘cloud-based’, colocam os seus esforços na interoperabilidade e análise com outras empresas de tecnologia de eventos e com sistemas de CRM, como a Salesforce. O resultado vai ser que os gostos/interesses dos participantes antes, durante e depois do evento podem ser precisamente quantificados e depois levados para um registo de cliente/membro. Numa base global, isto pode ser usado para melhorar futuros eventos e fazer correcções em eventos existentes. Numa base individual, isto vai levar a uma melhor personalização do marketing para participantes ou para melhorar a experiência de um membro associativo no evento.”