Turismo de Portugal atualiza requisitos de adesão ao selo Clean & Safe

04-05-2021

Exemplos de protocolos de contingência e guias de boas práticas estão disponíveis na plataforma.

O Turismo de Portugal atualizou os requisitos para a adesão ao selo Clean & Safe. Um ano depois da sua criação, o selo continua opcional e gratuito, mas torna-se agora mais simples e ágil, com mais conteúdos informativos disponíveis na plataforma digital www.portugalcleanandsafe.com.

O selo é válido por um ano e resulta da evolução natural do conhecimento adquirido nos últimos meses, adaptando-se às exigências atuais, refere o Turismo de Portugal em comunicado, que acrescenta que a renovação para as empresas já aderentes é automática, desde que se comprometam a cumprir os novos procedimentos.

As empresas interessadas devem aceder à plataforma e, após registo, devem submeter uma Declaração de Compromisso de cumprimento dos requisitos, que incluem a implementação de um protocolo interno que assegure a higienização para evitar riscos de contágio e os procedimentos seguros para o funcionamento as atividades turísticas, tudo de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde. O Turismo de Portugal pode ajudar na implementação das medidas associadas, através de formação. Até ao momento, a entidade já garantiu a formação de mais de 25 mil pessoas.

Exemplos de protocolos de contingência e guias de boas práticas para as empresas de turismo são algumas das muitas informações que estão disponíveis na plataforma do selo Clean & Safe, numa parceria com a Nova Medical School. E, em coordenação com as entidades competentes, o Turismo de Portugal vai continuar a realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes. No último ano, foram realizadas 1.300 auditorias e retirados 280 selos, além de terem sido melhorados os procedimentos das empresas.

O selo Clean & Safe foi criado há sensivelmente um ano pelo Turismo de Portugal, para apoiar as empresas na identificação das medidas a implementar para a contenção da pandemia e também para reforçar a confiança em Portugal enquanto destino turístico. O selo conta com mais de 22 mil empresas aderentes, como restaurantes, empresas de animação turística, agências de viagens, organizadores de eventos, recintos de espetáculos, entre muitas outras.