“Turismo: Opções Estratégicas” é o tema do congresso da APAVT, que este ano viaja até à Madeira

17-07-2019

Na noite de ontem, 16 de Julho, um elegante evento na Pousada de Lisboa, marcou o lançamento do tema e logotipo do próximo Congresso Nacional da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, que vai decorrer de 14 a 17 de novembro na Madeira.

“Turismo: Opções Estratégicas” é o tema escolhido para esta edição do evento, onde se vão discutir as questões mais importantes sobre a realidade do mercado turístico português, afirmou Pedro Costa Ferreira no seu discurso de abertura, destacando o final de um ciclo, a mudança de legislatura, os desafios de mobilidade, a escassez de recursos humanos e assuntos relativos aos aeroportos de Lisboa, Funchal, Faro e Açores.

Na opinião do presidente da APAVT, a 45 ª edição do Congresso Nacional da entidade, que espera mais de 600 participantes, será o fórum apropriado para se pensar de forma estratégica o futuro do setor e das agências de viagens.

eventpoint turismo de negócios mice

Já consta da programação do Congresso a apresentação de Daniel Traça, da School of Business and Economics de Carcavelos, sobre os desafios macroeconómicos dos próximos anos, bem como a apresentação de um estudo do professor Augusto Mateus sobre a nova abordagem estratégica do turismo para o país, e não só. Os temas dedicados especificamente ao setor das agências de viagens também serão contemplados, incluindo a meeting industry e a aviação.

Descobrir a Madeira

Depois de acolher o congresso dos agentes de viagens franceses e de conquistar o próximo congresso dos agentes ingleses em 2020, a Madeira recebe em novembro o Congresso da APAVT apostando na força das suas infraestruturas para receber eventos corporativos, e não só turismo.

eventpoint turismo de negócios mice

Roberto Santa Clara, diretor executivo da Madeira Promotion Bureau, acredita que as belezas naturais, a gastronomia e a infraestrutura de excelência configuram fatores de sucesso na captação de eventos corporativos. Em 2019, por exemplo, a Madeira foi distinguida pelos World Travel Awards como a Melhor Ilha da Europa (Europe’s Leading Island Destination).

O arquipélago da Madeira vem crescendo a níveis anuais de dois dígitos em termos de fluxo turístico. Com mais de 40 voos ligando a ilha às principais cidades mundiais, dispondo de hotéis, pousadas, quintas, alojamento rural e resorts de luxo, a Madeira é um dos principais players nacionais para lazer e eventos corporativos e em novembro receberá os agentes de viagens da APAVT para provar todo seu potencial.

Rose de Almeida