Um país de braços abertos

04-05-2020

Sucedem-se as campanhas dos destinos adaptadas a estes tempos de pandemia. Seguindo o exemplo do Turismo de Portugal, que alerta ser tempo de fazer uma pausa – mas não de deixar de sonhar com uma visita ao país –, várias entidades de turismo lançaram campanhas e vídeos promocionais, apelando ao recolhimento e lembrando que os destinos vão estar de braços abertos à espera de uma visita, quando for possível.

“É tempo de parar”, ouve-se. O vídeo do Turismo de Portugal, lançado em março com uma mensagem de esperança, surgiu no âmbito da campanha ‘Can’t Skip Hope’, que substitui o lema ‘Can’t Skip Portugal’. Estes são tempos de ficar em casa, de “fazer uma pausa” e de “sonhar com aqueles dias incríveis que virão”.

 

 

O Turismo Centro de Portugal lançou, no início de abril, a campanha “Haverá tempo!”. A entidade de turismo apela ao recolhimento, mas também tem os olhos postos no futuro. “Haverá tempo para voltar a dar asas aos nossos sonhos”, sublinha o vídeo promocional, onde se lê também que o “Centro de Portugal continuará aqui, à sua espera”.

 

 

A Associação de Turismo dos Açores e o Governo regional sensibilizam para a situação que hoje se vive no mundo inteiro. A campanha, lançada em abril, refere que “por agora, tal como tu, os Açores estão a fazer uma pausa, para que finalmente possamos estar juntos novamente. Amanhã”. O objetivo é frisar a importância de ficar em casa, para que, assim que possível, se possa (re)descobrir o arquipélago.

 

 

Entretanto, a campanha do Turismo dos Açores conta com mais um vídeo promocional, lançado já neste mês de maio. Permanece o apelo para que as pessoas fiquem em casa e a lembrança de que os Açores estarão prontos para receber os seus visitantes, no final da pandemia. “Estamos unidos pela esperança! A esperança de que quando isto passar continuaremos exatamente aqui para vos receber, para novas aventuras, novas histórias e novas memórias.”

 

 

“Fique em casa. Sonhe online. Visite-nos mais tarde!”. Assim o diz a campanha da Associação de Promoção da Madeira. A entidade lembra que as praias, os locais de mergulho, as levadas, os jardins, as paisagens, que tudo isto estará cá quando tudo a pandemia passar. A região apela a que os turistas fiquem em casa, mas para que sonhem online com uma visita e com todas as experiências possíveis, porque a Madeira estará à espera. “Por agora, ficamos em casa. Isto não significa que tenhamos de parar de sonhar. Devemos sonhar mais do que nunca. Sonhar com os caminhos que queremos fazer, com as emoções que vamos sentir e todas as experiências que vamos ter.”

 

 

O Visit Cascais também lançou, em meados de abril, um novo vídeo promocional, onde lembra que o destino está à espera para, quando for possível, receber os seus visitantes.

 

 

A Associação Turismo de Cascais lançou hoje uma nova campanha, focada no futuro, para evidenciar o seu posicionamento como destino turístico. “Estamos a preparar a sua experiência, para que tudo seja inesquecível”, refere a campanha.

 

 

Também a Região de Turismo do Algarve lançou, no final de março, uma campanha onde apela ao recolhimento dos portugueses, para que mais tarde possam regressar à região. “Adie as férias, mas não o coração. Afinal haverá sempre Algarve”, é uma das mensagens do vídeo promocional.

 

 

“Lisboa acordou” é o novo vídeo do Turismo de Lisboa, para assinalar o regresso à nova normalidade, lançado em junho. Depois do confinamento, a capital portuguesa ‘acordou’ renovada e com entusiasmo, como mostra o vídeo, criado pela Yellow Mammoth. “Este vídeo reflete a alegria de Lisboa por poder voltar a abrir portas, em segurança, e por, finalmente, podermos retomar a atividade turística”, explica Paula Oliveira, diretora-executiva do Turismo de Lisboa.

 

 

©Associação de Turismo dos Açores (imagem retirada do vídeo promocional)