Viagens de negócios em crescimento, indica a GBTA
05-09-2018
A Global Business Travel Association – GBTA prevê para este ano um aumento de 7,1% nos gastos em viagens de negócios. De acordo com o GBTA BTI™ Outlook – Annual Global Report & Forecast, relatório apresentado em Agosto na convenção da associação, foram gastos 1.33 biliões de dólares em 2017, mais 5,8% que no ano anterior, estando previsto um aumento de 7,1% para este ano e gastos no valor de 1.7 biliões de dólares em 2022.
Estes são apontados como sinais de consolidação da recuperação do sector do turismo de negócios, depois da crise e da incerteza, lê-se em notícia no site da associação. A GBTA alerta, no entanto, para o aumento do protecionismo e para potenciais guerras comerciais, que podem atrasar um pouco o crescimento do sector.
A GBTA adianta que na Europa Ocidental, os viajantes de negócios geraram 310 mil milhões de dólares no total dos gastos em 2017, o que representa um aumento de 4% relativamente a 2016. Neste período, Espanha cresceu 6,3%, a Alemanha 5,6% e a França 3,9%. Já o Reino Unido caiu 0,7%.
As previsões da GBTA indicam que a Índia e a Indonésia vão ser os mercados com crescimento mais rápido nos próximos cinco anos, com um aumento de 11,3% e 8,7%, respectivamente. Também está previsto um forte crescimento na Suécia (6,8%) e na Noruega (6,6%), enquanto a China – que no ano passado foi o mercado que mais cresceu – deverá ser, nos próximos cinco anos, o quinto mercado com crescimento mais rápido.